Reciclagem de pneus: geração de renda para Lapa

Empresa instalada na Lapa trabalha com derivados de borracha reaproveitada de pneus velhos.

A empresa Central de Reciclagem Pneumática  do Brasil surgiu depois de vários anos de pesquisa sobre o mercado de pneus usados. Seu idealizador, o empresário Edson Schaphauser de Almeida, conta que empresa foi criada a partir da preocupação ambiental e  dos danos causados ao meio ambiente devido a falta de manuseio e descarte adequado de pneus fora de uso.

O objetivo principal da Central de Reciclagem é contribuir no processo de descarte de pneus através do sistema de reciclagem e industrialização da borracha triturada, resultante de moagem e raspagem do material, consequentemente contribuindo de forma importante para o meio ambiente.

E no dia 28 de junho os sócios da empresa receberam a visita do fabricante das máquinas, Paolo Salvadori – sócio-proprietário da fábrica de máquinas, e de Valkiria Lenzi, diretora  Administrativa da fábrica. Os dois vieram da Itália para fazer uma explanação e mostra dos produtos feitos naquele país, através dos produtos derivados da borracha reaproveitada de pneus velhos. Neste dia também apresentaram e lançaram o seu projeto para as autoridades municipais da Lapa. Segundo eles, na Europa estes produtos já são fabricados e usados há mais de 15 anos. No Brasil esta preocupação de reaproveitamento surgiu há cerca de cinco anos.

A empresa deverá ser instalada o Parque Industrial do Passa Dois da Lapa, com o apoio da Prefeitura Municipal, gerando mais de 200 empregos diretos e indiretos. Um dos pontos positivos da vinda da empresa, além da geração de renda para o município, é a contribuição no desenvolvimento da consciência ecológica em crianças e jovens através de palestras e revistas ilustradas, que serão entregues em escolas de 1° e 2° grau. Os responsáveis pela Central  de Reciclagem Pneumática explicaram que são diversos os produtos que podem ser fabricados com esta matéria prima. Tanto na engenharia civil, na regeneração de borracha, na geração de energia, no asfalto modificado  de borracha, nas mantas acústicas, como em pisos e muitos outros setores.

Legislação

Reforçando a importância da atividade da empresa, há uma lei que regulamenta a atividade. A política Nacional de Meio Ambiente, em seu artigo 94, Subseção X – dos Pneumáticos, bem como o  Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), no artigo 2 da resolução 258/99, consideram como pneu ou pneumático inservível “aquele que não mais presta a processo de reforma que permite condição de rodagem adicional”.

A resolução obriga as empresas fabricantes  e as importadoras de pneumáticos e veículos a coletar e a dar destinação final, ambientalmente adequada, aos pneus inservíveis existentes no território nacional, estabelecendo uma proporção de coleta  relativa às quantidades fabricadas e/ou importadas.É uma satisfação muito grande para o município ter uma empresa lapeana voltada para este setor de reciclagem e saber que ela está recebendo os incentivos do município, valorizando assim os empresários lapeanos.

Please follow and like us: