Trem turístico no trecho Curitiba-Lapa e mais capacitação na educação voltada à história local: novidades que auxiliarão o turismo na região.
Na última semana Márcio Assad recebeu duas boas noticias para o turismo da Lapa. A primeira dá conta de que foi aprovada pela América Latina Logística (ALL) a liberação da linha Curitiba – Lapa para operação turística do Great Brazil Express, o primeiro trem de luxo brasileiro. Este benefício para a cidade foi uma das primeiras providências de Assad ao assumir a diretoria de turismo, sendo apoiado à época pelo Vice Prefeito Leandro Borges, que também respondia pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo. Após esse grande passo, o pedido seguirá os trâmites legais nas áreas governamentais que regulamentam o setor de transportes. No entanto Márcio destaca que a aprovação da concessionária era a fase mais difícil de ser ultrapassada.
A outra novidade é a aprovação pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria de Direito Econômico, Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, da inclusão como projetos prioritários para a execução em 2011, da realização do programa Educativo Interdisciplinar do Patrimônio Cultural da Lapa. Assad lembra que esse projeto é resultado de seu trabalho pessoal iniciado antes mesmo de assumir o cargo de diretor e foi a primeira medida implantada na atual gestão na área do turismo em parceria com a Universidade Federal do Paraná, através do projeto Educazer, coordenado pela professora Silvana Souza que é mestra e doutoranda, cujo tema de seu doutorado é o patrimônio histórico edificado da Lapa.
Também assina a autoria do projeto a professora Eloisa Fagotti, que possui grande experiência em desenvolvimento e aprovação de projetos dessa natureza. Assad explica que, dentro da prefeitura, o turismo fará a interface entre as secretarias de Planejamento, Cultura e Educação, sendo que as duas primeiras participaram da fase de apoio ao desenvolvimento do projeto e a Secretaria de Educação será a grande parceira na execução. A secretária Wilma Wille já recebeu as autoras e se colocou à disposição para a empreitada. Assad finaliza dizendo: “Temos muito a comemorar com essas duas conquistas, pois ambas têm uma importância capital para o desenvolvimento real tanto para cultura, turismo e formação educacional do município”, finaliza.