Planeta ManECOLÓGICO em ação!

A partir do Projeto Planeta Lapa, no mês de junho, a Escola Municipal “Dr. Manoel Pedro” tomou a iniciativa de reavivar, valorizar e ampliar o conhecimento sobre o Projeto Gincana Ecológica, realizado há vários anos e que tem como objetivo dar destino correto às embalagens de litros PET e latinhas de alumínio.

Um dos objetivos do projeto era evitar o descarte na natureza e cooperar com as atitudes desenvolvidas no âmbito Ambiental e Social, repassando a quantidade arrecadada à RECILAPA e coletores de lixo reciclável.

Em 2010 foi estabelecida uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, que repassa mudas de árvores para a premiação bimestral da turma vencedora na competição.Atividades criativas e inovadoras foram desenvolvidas. A televisão reaproveitada contou a história do município e da escola e possibilitou repensar valores e atitudes tão necessários à qualidade de vida. Paródias sobre a coleta seletiva foram elaboradas e apresentadas pelos alunos. Confecção de cartazes, linha do tempo, mosaicos, maquetes, livros, entrevistas, a análise da realidade com base em dados coletados…

A horta com Pets na escola, o reaproveitamento do carrinho da leitura na biblioteca e de materiais recicláveis trabalhando o fazer com a Arte e a abordagem de outros projetos desenvolvidos na instituição… Todas estas atividades tornaram o projeto amplo e dinâmico. Foram distribuídas mudas de árvores para a comunidade nos arredores da escola, que contribuíram na arrecadação de lixo reciclável para a confecção do mascote do projeto e para a bandinha dos Manequinhos.

ManECOlógico foi o nome dado ao mascote do planeta na escola. E os PatrulhECOS estão em ação cuidando do lixo na hora do recreio.

O Projeto Planeta ManECOlógico promoveu a reflexão e conscientização na escola, aos alunos, família e comunidade sobre a importância da reciclagem, repassando noções de cidadania para transformar a história com um novo olhar para o futuro.

Please follow and like us: