Lapa terá primeira sede própria para atendimento de gestantes e crianças

O município da Lapa terá pela primeira vez uma sede própria para atendimento especializado das gestantes e crianças. A informação é do secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski.“Esta é uma ação do Governo do Estado que vem buscando a diminuição da mortalidade materna e infantil nos municípios paranaenses por meio da melhoria na oferta de serviços públicos à população, principalmente a mais carente”, destaca. Desde 1995 o serviço é prestado numa edificação alugada pela prefeitura.

Segundo Lipski, no momento estão sendo realizados os serviços de terraplenagem e estaqueamento, bases para o começo dos trabalhos de alvenaria do Centro de Saúde da Mulher e da Criança. A unidade está sendo construída no cruzamento das ruas Marechal Floriano Peixoto e Joaquim Linhares de Lacerda, ao lado da Maternidade Municipal Humberto Carrano, e terá investimentos de R$ 418 mil.

Com 256,62 metros quadrados, o centro terá áreas de recepção e administração, salas de espera, cardio tacografia, imunização, higiene bucal, curativos, inalação, enfermagem, esterilização e utilidade, consultórios odontológico, ginecológico e pediátrico, farmácia, vestiários masculino e feminino, banheiros, copa e depósito para materiais de limpeza.

Exames

Para a diretora-geral da Secretaria de Saúde da Lapa, Talita de Souza Borges, a unidade possibilitará a realização dos exames de ginecologia e obstetrícia na própria clínica, reduzindo o prazo de espera para obtenção do diagnóstico. “Hoje este exames são realizados em clínicas terceirizadas do município ou de Curitiba. O resultado de uma ecografia demora até dois meses para sair”, revela.

De acordo com Talita, existem 620 gestantes cadastradas para a realização do pré-natal no município. “Atendemos, mensalmente, uma média de 270 gestantes na clínica improvisada. A cada mês temos de 40 a 50 novas solicitações para o pré-natal”, conta.

A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que 12 pessoas trabalhem no novo centro de saúde, entre ginecologistas-obstetras, pediatra, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e outros profissionais médicos. Para isso, Talita diz que está em andamento concurso público para a contratação de três ginecologistas-obstetras. O salário, para oito horas de trabalho diário, é de R$ 481,50. Mais informações: www.lapa.pr.gov.br

Please follow and like us: