Os produtores de leite de Lapa e região têm mais uma empresa colaboradora. A LapaGén Agronegócios, empresa de assessoria veterinária e representações definiu com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, algumas ferramentas para auxiliar os empresários rurais que carecem de assistência técnica e capacitação nas áreas de gestão de empresas rurais, melhoramento genético, nutrição e suplementação animal e homeopatia animal.
O trabalho da LapaGén será desenvolvido junto aos produtores rurais através do respaldo técnico das empresas privadas Alta Genetics, Agroceres Nutrição Animal e Arenales Homeopatia Animal. Essa parceria público-privada busca alavancar a produção leiteira do município e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento sustentável dos estabelecimentos rurais produtores de leite.
Desenvolver o interior
O desenvolvimento sustentável das comunidades do interior da Lapa é uma necessidade, tendo em vista que o PIB lapiano é bastante dependente da produção do seu setor primário e também para que as comunidades, das diversas localidades do interior do município, possam melhorar suas condições socio-econômicas .
A LapaGén vê nessa parceria grandes possibilidades, pois é um projeto fortemente embasado, onde a Secretaria da Agricultura e do Meio-Ambiente da Lapa, vem fazendo um ótimo trabalho de diagnóstico e direcionamento dos produtores, resultado do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal da Lapa e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Através desse estudo foi possível apontar os pontos de maiores necessidades na bovinocultura leiteira da Lapa.
Um deles diz respeito à necessidade de melhoramento genético dos plantéis leiteiros lapianos. Muitos produtores ainda trabalham com touros em seus rebanhos. Infelizmente em função da necessidade cada vez maior de produção e de qualidade do leite, empresas rurais que não utilizam a inseminação artificial de forma rotineira, acabam comprometendo o progresso genético e produtivo de suas empresas rurais.
Alta Genetics
A Alta Genetics, empresa representada pela LapaGén, é uma empresa canadense que de longa data figura como líder mundial do segmento de melhoramento genético. Tanto pela sua completa bateria de touros como pelos diversos seus programas, desenvolvidos com o intuito de atender as necessidades dos rebanhos leiteiros de todo mundo.
“- Dentro dos programas disponibilizados pela Alta Genetics, vale destacar o Alta Mate. Essa ferramenta, sem custo algum aos produtores, foi desenvolvida para indicar os touros mais adequados para cada fêmea avaliada. Os dados de cada fêmeas são anotados e através de um software exclusivo da Alta, ocorre a indicação dos touros. O processo de avaliação é relativamente simples, porém o resultado final de todo processo é bastante relevante pois não há aventura genética” relata Paulo Valdez, diretor-presidente da LapaGén.
Como os touros leiteiros disponíveis são geralmente importados e com grande número de filhos nascidos, o produtor tem provas muito confiáveis e um controle sanitário muito eficiente, de forma que o risco de transmissão de doenças por inseminação é zero. Informações como essas demonstram que o uso desta biotecnologia (inseminação artificial) é indispensável para quem quer produções leiteiras cada vez maiores e com maior qualidade, sem correr risco sanitário algum.
Nutrição e Sanidade
“- Os cuidados com a alimentação e a sanidade dos plantéis leiteiros também são fundamentais, pois a genética, dentro de um rebanho, serve apenas para dar a lapidação final ao sistema produtivo como um todo. De nada adianta o sêmen do melhor touro do mundo se não há produção eficiente de forragens e/ou o devido controle sanitário do rebanho. A genética é sintonia fina no processo”, complementa Valdez.
A Secretaria do Meio-Ambiente e a LapaGén estão programando reuniões técnicas para fomentar aos produtores as informações necessárias para que eles tenham o máximo retorno a partir do uso dos produtos e serviços disponibilizados.
Para maiores informações os produtores interessados podem entrar em contato com a LapaGén Agronegócios pelo telefone: 41-99533759 ou com a Secretaria da Agricultura e do Meio-Ambiente através do número: 41-3911-1098