O Comando do 15º GAC AP “Grupo General Sisson”, realizou na manhã do dia 23 de julho uma cerimônia, para apresentar as despedidas aos quatros militares que integram o 13° Contingente Brasileiro do Batalhão de Infantaria de Força de Paz, que embarca para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).
O Batalhão de Infantaria de Força de Paz Haiti (BI F Paz) tem como principal missão contribuir para a manutenção de um ambiente seguro e estável na Capital haitiana, além de participar do esforço internacional de ajuda humanitária. A tropa é constituída, em sua maioria, por militares oriundos dos vários quartéis sediados nos Estados do Paraná e Santa Catarina, num total de 1.048 militares: 796 do Exército Brasileiro, dentre os quais encontram-se os 04 representantes do Grupo General Sisson, 10 da Marinha do Brasil, 01 da Força Aérea Brasileira, 209 Fuzileiros Navais, 31 do Exército do Paraguai e 01 oficial do Exército do Peru.
Todos os militares brasileiros foram voluntários e selecionados seguindo-se critérios de desempenho técnico-profissional, aptidão física, condições de saúde e avaliação psicológica. Durante seis meses, os integrantes do Batalhão foram submetidos a um intenso processo de preparação, com instruções militares específicas. O coroamento dessas instruções ocorreu no final do mês de junho, na Cidade de Ponta Grossa/PR, com a realização de dois exercícios no terreno (duração de sete dias para cada exercício), de acordo com os padrões estabelecidos pela ONU.
O General-de-Brigada José Luiz Dias Freitas (Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada) foi o coordenador da fase de preparação do 13º Contingente do BI F Paz Haiti e o Coronel de Infantaria Ronaldo Pierre Cavalcanti Lundgren é o Comandante do Batalhão. As tropas foram designadas para um período de permanência aproximado de seis meses no Haiti.
Os militares da Lapa que irão para o Haiti são o 1º Sgt Berdeleu, o Cb Neimann, o Sd José e o Sd Alcenir.