Quando pensamos em viver bem e desfrutar o melhor da vida, imaginamos que viver melhor é simplesmente ter uma boa profissão, uma casa grande, melhor carro ou estar rodeado de bons amigos… Isto está de acordo com os conceitos neo-modernos que aprendemos em casa, na escola e na sociedade em geral. É claro que todas estas coisas são importantes na vida das pessoas.
Mas, temos como exemplo, a esquecida saúde. Começamos a treinar para a maratona do bem estar físico e, às vezes, esquecemos boa parte daquilo que temos e somos. Os valores são substituídos, ou melhor, recolocados em suas funções originais. E a busca desesperada para conseguir pelo menos um grama de saúde que mais passa a ser sentida por todos os amigos e familiares.
E quanto custa um grama de saúde?
Muitas vezes tardiamente, milhões de pessoas tentam responder a esta pergunta, após terem perdido muitos gramas em vidas desregradas, com vícios e hábitos de higiene impróprios, excesso de trabalho, alimentação inadequada ao organismo etc.
Passamos a vida inteira preocupados com o preço do dólar, com o grama do ouro e outras aplicações financeiras.
O que deveríamos ter aprendido em “tempos de paz”, terão ou teremos de aprender em tempos de guerras.
Será que este é um exemplo?
Diz um provérbio popular: “Não devemos chorar pelo leite derramado”. Porém, é preciso adotar métodos sadios e seguros para se evitar que outros pacotes de leite se derramem.
Viva melhor. Adote hábitos saudáveis.
Para refletir:
Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje.