Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, do Instituto EMATER e da ALACOVEC (Associação Lapiana de Compras e Vendas Comunitárias), realizaram no dia 4 de agosto, na comunidade do Mato Preto Santa Regina, reunião com produtores rurais da agricultura familiar. O objetivo do encontro era mostrar alternativas para a diversificação da produção e incrementar a renda familiar, viabilizando a permanência do homem no campo.
Na oportunidade foram relatadas as experiências da associação ALACOVEC com a venda de produtos para os programas da CONAB e da merenda escolar, o trabalho de incentivo para a produção agro-ecológica e outros projetos de apoio para a agricultura familiar.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente apresentou o projeto da Feira da Agricultura Familiar, que tem previsão de ser inaugurado até o final deste ano. Este projeto conta com grande estrutura de barracas, equipamentos, praça de alimentação, instalações elétricas e hidráulicas e outros materiais necessários para os produtores realizarem a venda dos seus produtos diretamente ao consumidor.
A Secretaria já está cadastrando os produtores interessados em participar da feira e provendo cursos e visitas técnicas para orientações e estimulando a formação de grupos e associações de produtores para viabilizar a participação na feira, possibilitando um melhor planejamento de produção, aumentando a diversificação de produtos para os consumidores e diminuindo os custos com o transporte.
A reunião contou com a presença de um grande número de produtores, que demonstraram muito interesse pelos assuntos abordados e demandaram a realização de cursos técnicos para capacitação na produção de hortaliças e outras culturas no sistema agro-ecológico, possibilitando a oferta de produtos diferenciados, com agregação de valor e grande potencial de mercado.
Para atender esta demanda o Instituto EMATER organizará uma programação de diversos cursos com inicio em setembro, buscando atender as necessidades dos produtores.
Os trabalhos de apoio à agricultura familiar realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente têm a fundamental parceria da Secretaria de Educação, através do setor de alimentação escolar, da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária e do Departamento Social, do Instituto EMATER, das Associações Rurais, dos Sindicatos, das Cooperativas, entre outros. “Estas parcerias são um diferencial para a concretização de projetos para a agricultora familiar no município”, falou o diretor do departamento de Agricultura, Paulino Schimalski.
O projeto da feira
Além dos equipamentos que farão parte da estrutura da feira (barracas, bancadas, caixas plásticas, freezer, caixas térmicas, estrados, banheiros químicos, mesas e cadeiras, balanças eletrônicas, panfletos etc.), o projeto contempla a capacitação dos feirantes. Essa capacitação contribui para os feirantes desempenharem suas funções com responsabilidade, oferecendo produtos (frutas, verduras, conservas, doces, geléias, embutidos, queijos, artesanato, entre outros) de qualidade, com preços diferenciados do mercado, produzidos com o uso de técnicas ambientalmente corretas, adequadamente licenciados pelos órgãos competentes.
Os produtos comercializados na feira são acompanhados pelos técnicos do Departamento de Abastecimento e de Agricultura, desde as propriedades rurais, onde é produzido, até o consumidor final.
A feira iniciará suas atividades provavelmente no mês de novembro deste ano, funcionando nas quartas-feiras e aos sábados, das 7h até às 12 h, na Alameda David Carneiro.