Exames do Detran voltam a ser realizados na Lapa

Em breve os motoristas da Lapa poderão contar com uma clínica credenciada ao Detran-Pr para exames de vista e exames psicotécnicos.

Até junho de 2008, os exames para candidatos à Primeira Habilitação e Renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) eram realizados dentro dos postos do Detran, inclusive na Ciretran da Lapa. A partir desta data com a nova regulamentação, os exames passaram a ser realizados em clínicas credenciadas.

Atualmente os exames são realizados em Araucária ou até em Curitiba, o que acaba sendo um grande transtorno para os usuários da cidade e interior no que diz respeito ao tempo e custo de locomoção até estes locais.

Na clínica credenciada da Lapa, que deve inaugurar no próximo trimestre, os usuários poderão realizar todo o seu processo de emissão de CNH ou Renovação dentro do próprio município.

Serão disponibilizados exames de sanidade física e mental, realizados por médico perito em medicina do tráfego e também avaliação psicológica aos candidatos à primeira habilitação, renovação da CNH, mudança de categoria, reabilitação de condutores e permissionários ou exame psicopedagógico para: diretor geral e diretor de ensino de centro de formação de condutores, examinadores de trânsito, instrutores de trânsito teórico e técnico, e outros motivos que venham a ser exigidos pelo Detran/PR.

Mudanças

Segundo a proprietária da clínica que será aberta, Dra. Juliana G. Piovezan, psicóloga perita examinadora de trânsito, a nova configuração dos exames garante maior qualidade nos serviços prestados para a população. Uma vez que conta com infra-estrutura especializada para este fim: locais de atendimento exclusivo, profissionais experientes e selecionados pelo Detran-PR, equipamentos médicos e instrumentos de avaliação psicológica validados pelos conselhos de classe e homologados pelo órgão no estado.

Como já é realizado nas auto-escolas e demais procedimentos, os exames serão feitos somente mediante confirmação da leitura biométrica, através de tecnologia de identificação das digitais do candidato à CNH, garantindo desta forma a pessoalidade nos exames.

Outra mudança que os usuários já estão verificando é a realização da avaliação psicológica em duas fases, sendo a primeira coletiva e a segunda uma entrevista individual que garante a avaliação global do candidato, utilizando a observação do comportamento além da testagem psicológica.

Avaliar para o trânsito é uma maneira de garantir as condições físicas e psíquicas para a função de dirigir, o que influencia diretamente na segurança e tranquilidade de toda a população. Contudo, as mais modernas práticas de avaliação e controle no trânsito não são capazes de comandar a consciência de cada indivíduo.

A forma com que cada motorista comporta-se no trânsito corresponde à forma com que ele valoriza a própria vida e a dos demais. Num país onde o número de mortes no trânsito passa de 40 mil pessoas ao ano, numa cidade onde a frota de veículos corresponde à quase metade da população, é impossível não pensar em prevenção. É preciso prevenir o sofrimento de perder um ente querido. É necessário mais cidadania, mais prudência, mais respeito, mais gentileza e principalmente mais amor à vida.

Juliana Garcia Piovezan é Psicóloga (CRP 08/12432)

Please follow and like us: