Segunda fase da campanha será realizada nos postos de saúde,escolas e na praça durante todo o dia de sábado.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves a poliomielite pode levar à paralisia e morte. E pessoas de todas as idades podem contrair poliomielite, embora crianças pequenas sejam mais freqüentemente afetadas (paralisia infantil).
A poliomielite não se espalha facilmente em comunidades com altas taxas de vacinação. Quando o poliovírus se espalha, isso geralmente acontece dentro do lar. O vírus pode se propagar através de contato com objetos, privadas ou mãos. Em pessoas não vacinadas também é possível que o vírus da poliomielite se espalhe através de secreções respiratórias.
Para que se evite a doença, no sábado, dia 14 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social realiza a 2ª fase da campanha de vacinação contra a Poliomielite. A vacina estará disponível em vários locais do município. Confira os locais de vacinação mais próximo da sua casa para levar o seu filho:
– Unidades de Saúde – das 8h às 17h:
Vila São José, Caic, Cohapar e Sala de Vacinas (encontra-se na praça, na antiga Clínica da Mulher).
– Das 9h às 16h:
Nos postos da Mariental, Feixo, Água Azul, Capão Bonito, Pedra Lisa, Mato Preto, São Bento, Rio da Várzea, Campina, Passa Dois e Faxinal.
Nas Escolas Passos Leoni, Lauro Montenegro, Emília Magalhães, Sibilla de Lacerda e Abigail Cortes.
No Supermercado Condor e na Praça General Carneiro.
Não deixe de levar as crianças para tomar a 2ª dose da vacina. Para os pais que perderam a data da primeira dose, não há problema. Basta levar a criança a um dos postos de vacinação e ela será vacinada, tendo somente que retornar para a segunda dose após sessenta dias.
Sintomas da poliomielite
Na maioria dos casos, pessoas infectadas com o poliovírus não se sentem doentes. Algumas vezes o vírus pode causar sintomas parecidos com os da gripe por alguns dias ou uma combinação de febre, mal-estar, sonolência, dor de cabeça, dor muscular, corpo dolorido, náusea, vômito, diarréia ou constipação, e dor de garganta. Em aproximadamente 4% dos casos, a poliomielite causa meningite, uma infecção nos revestimentos do cérebro. Em menos de 1% dos casos de poliomielite há paralisia que torna difícil mover um ou ambos os braços e pernas, e mais raramente, os músculos respiratórios,
Quando os sintomas da poliomielite aparecem depois da infecção?
Os sintomas da poliomielite geralmente aparecem de 6 a 14 dias depois da infecção pelo vírus, mas há casos em que demoraram só 3 dias ou mais de 35 dias.
Como e por quanto tempo a pessoa pode transmitir a poliomielite?
A poliomielite é altamente infecciosa. Somente humanos podem contrair poliomielite. Pacientes são mais infecciosos de 10 dias antes a 10 dias depois do aparecimento dos sintomas. Porém, pacientes podem espalhar a poliomielite pelo tempo que o vírus estiver no intestino e saliva. O vírus pode ser encontrado na saliva de pacientes por aproximadamente 1 semana depois do aparecimento dos sintomas e no intestino por 3 a 6 semanas.
Infecções passadas de poliomielite fazem a pessoa ficar imune?
Há três tipos de poliovírus. Infecção por um desses tipos ocasiona imunidade para toda a vida para esse tipo específico, mas não necessariamente para os outros tipos.
Tratamento para poliomielite
Não há remédios nem antibióticos específicos que sejam eficientes contra o poliovírus. Pessoas que contraem poliomielite precisam de atenção médica para avaliar as complicações potenciais da doença e para reabilitação.
Complicações associadas à poliomielite
A complicação mais séria da poliomielite é a paralisia, que geralmente afeta as pernas. A paralisia dos músculos usados na respiração e deglutição pode ocasionar morte.
Vacina para poliomielite
Existem dois tipos de vacina contra poliomielite: a oral com vírus vivo e a injetável com vírus inativo. A vacina oral para poliomielite é dada em gotas na boca. A vacina injetável é dada na perna ou braço. A programação de vacinação recomendada para crianças é de um total de 4 doses dadas com 2 e 4 meses de idade, entre 6 e 18 meses de idade, e com 4 anos.
Prevenção da poliomielite
A única forma eficiente de controlar a poliomielite é manter a maior taxa possível de vacinação na comunidade.