CEEBJA “Paulo Leminski” promove concurso cultural

“A Pátria não é ninguém, são todos: e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação. A Pátria não é um sistema, nem uma seita, nem uma forma de governo: é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade.”(Rui Barbosa)

A semana que passou foi de reflexão para os alunos do CEEBJA Paulo Leminski. Aproveitando a Semana Cívica, os alunos participaram de um Concurso Cultural interno que teve como tema “O que a Pátria significa para mim?”, para o qual, inspirados pelas palavras de Rui Barbosa, produziram textos expondo suas reflexões, sentimentos e sonhos em relação ao país.

Confira as seis produções selecionadas e os grandes vencedores do concurso. A iniciativa também foi uma excelente oportunidade de pensar o que se quer para o Brasil, especialmente em período eleitoral.

Os alunos selecionados foram Joelma Correia Laibida, Marcia Adriana Santos Cardoso, Marli Bubniak e Karina Taborda. E os vencedores foram Reginaldo Castro de Lima (1º lugar) e Michel Lorran Baptista Machado (2º lugar).

A direção do CEEBJA parabeniza os alunos que, mais uma vez, honraram o poeta Paulo Leminski, que empresta o nome à escola, e se fizeram críticos participantes.

O que a pátria significa para mim?

Reginaldo Castro de Lima – 1º Lugar

O que conhecemos por Pátria? Sabemos que Pátria é a nação onde vivemos e onde plantamos nossas esperanças, sentimentos, sonhos de vida. Quando ouvimos o Hino Nacional, lembramos de nossos antepassados, que lutaram para construir esta nação. Nos vem na lembrança nossa Pátria, linda e maravilhosa, cheia de belezas deslumbrantes.

Mas, é aí que te chamo a atenção, porque nossa Pátria tem dois lados, um é o amor, a paixão que temos por nossa terra , pelo país onde moramos e criamos nossos filhos. Outro lado é o da destruição de matas, poluição, desastres ambientais, doenças, corrupção política, desigualdade social e racial, entre outras. Para a nossa Pátria-Mundo se salvar e resgatar o prazer de viver de bem com a sociedade, temos que abrir os olhos para os problemas gravíssimos que estamos enfrentando e escondendo de baixo do tapete, não só na nossa Pátria como mundialmente. Ou infelizmente não sei se o meu próprio filho vai ter um dia, orgulho da Pátria que o seu próprio pai deixou para ele.

O que a pátria significa para mim?

Michel Lorran Baptista Machado – 2º Lugar

A Pátria é bela ! Nossa Pátria tem muita gente, gente baiana, gente nordestina, gente gaúcha, gente com samba no pé.

A Pátria tem muitas culturas, tem cultura gaúcha, cultura nordestina, cultura africana, cultura europeia e muitas outras.

Fazemos a diferença! O diferencial é que ninguém tem o futebol, a bola no pé que vem do rei Pelé.

Mas ela também não tem mão de obra, faltam empregos, faltam hospitais qualificados, com médicos especializados, os jovens procuram as drogas e precisam de um trabalho, mas não tem. Homens, mulheres pedindo esmolas por falta de emprego ou por não terem onde morar. Políticos corruptos que levam tudo do povo, levam o dinheiro da saúde pública, levam o dinheiro da segurança e da educação.

Mas para melhorar e mudar essa história, é preciso que comece em cada casa na educação que cada família dá para o seu filho. Temos que começar no início de cada vida!

Please follow and like us: