Visite a Lapa e se envolva com sua rica e bela historia. Ame essa linda cidade, pergunte a sua história aos funcionários do Centro Histórico.
Ao passear pelas ruas da Lapa, acorde o olhar para a memória e historia do povo.
A SEMUCT incentivou o resgate das apresentações do “Boi da Lapa”, com o Grupo Boi da Lapa, que foi destaque no FERA do ano passado e já se apresentou em algumas cidades do Paraná.
Estamos fazendo um trabalho de formação de platéia tendo espetáculos quase todo final de semana.
Desde o ano passado apresentamos o espetáculo sobre o Cerco da Lapa, no dia 9 de fevereiro, e este ano também no dia das mães, e mais algumas apresentações, intitulado: “Nos Somos a Lapa”. O detalhe interessante, é que além de ser uma visão feminina do Cerco, reúne o Grupo de Teatro da Igreja Batista, o 15º GACAP, o Grupo Animathéa (5 anos de existência e ensaiando espetáculo novo aqui no Theatro), o Grupo Boi da Lapa, o AMALA grupo de Cinema Amador, e pessoas da comunidade que vem voluntariamente participar.
Implantamos o projeto: “Agito Cultural”, onde talentos locais fazem apresentações artísticas, musicais e/ou teatrais, além de “brincadeiras” ofertadas para as crianças.
Em setembro, desde o ano passado, há a “Primavera dos Artistas”, onde são apresentados espetáculos de artistas locais e regionais, há oficinas de artes/pinturas, etc.
Há um cronograma de exposições anual, em média uma por mês, quer seja de artistas plásticos, artesãos, escultores, fotógrafos, gravuristas, etc. Sempre na abertura das exposições há apresentação musical, tais como: Banda Municipal da Lapa, Coral Raiozinho de Sol, Coral Santa Cecília, Músicos da Casa de Musica João Francisco Mariano, entre outros.
Foi resgatado o Carnaval de Rua, com o “Grito de Carnaval”. No ano passado com a presença dos “Bonecos Gigantes” de São Jose dos Pinhais e neste ano com a presença da escola de samba “Mocidade Azul”, de Curitiba.
Foram promovidos diversos eventos culturais desde o ano passado focando as datas comemorativas, tais como: Dia do Cerco da Lapa, Dia das Mães, Dia da Mulher, Dia da Vitória, Aniversario da Lapa (em média uma semana de festividades), Mês das Crianças, Natal de Luz, entre outros.
Quem quiser receber o cronograma de apresentações pode solicitar no Theatro São João para incluirmos no cadastro.
Valeria Borges da Silveira é Secretária de Cultura do Município da Lapa.