Nova escola no Mariental vai atender cerca de 400 alunos do ensino fundamental

Cerca de 400 alunos da rede pública municipal da Lapa terão um novo local para estudar. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski, essa será a capacidade da escola que está sendo construída no Distrito de Mariental, com investimentos de R$ 2,6 milhões. “Trata-se de uma obra prioritária, pois vai fazer com que a escola municipal tenha o seu próprio prédio, não necessitando mais do espaço do Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga como ocorre atualmente”, explica o secretário.

A unidade de quase três mil metros quadrados terá 11 salas de aula, salas de múltiplo uso, de hora-atividade, de professores, direção, orientação, coordenação e supervisão, material didático, laboratórios de informática e ciências, auditório, biblioteca com Internet, copa, cozinha, refeitório, despensa, depósito para materiais de limpeza, vestiários masculino e feminino e banheiros.

Também serão disponibilizadas salas específicas para os alunos com defasagem de aprendizado e da educação especial. “A escola segue a proposta de democratizar o ensino, possibilitando a oportunidade de aprendizado ao maior número de crianças Isto deve ser feito respeitando a particularidade de cada aluno e, ao mesmo tendo, promovendo sua inclusão no ambiente escolar”, afirma Lipski.

Como área de recreação e lazer, a nova escola terá pátio e quadra esportiva coberta. Também será construído um estacionamento para pais, funcionários e visitantes. “No momento estão sendo realizados os serviços de terraplenagem para, em seguida, começarem os trabalhos de fundação”, informa Lipski. A obra é realizada pelas secretarias estaduais do Desenvolvimento Urbano e da Educação.

Remanejamento – A secretária Municipal da Educação, Vilma Wille, conta que a nova escola vai atender alunos de assentamentos, quilombolas e da comunidade alemã, de 1ª a 4ª série, que hoje estudam na Escola Municipal Dona Mirazinha Braga, mesmo prédio do Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga, no Distrito de Mariental, e na Escola Rural Municipal Arthur da Costa e Silva, na localidade do Feixo. “Hoje há uma certa separação entre estes alunos. Nós queremos justamente o contrário, promover a integração de etnias com qualidade de ensino e o envolvimento dos pais e da comunidade”, destaca.

A previsão é que o estabelecimento funcione em tempo integral, com a realização de atividades recreativas e esportivas, no contraturno escolar. “Na atual escola de Mariental, os alunos do ensino médio tem que estudar à noite porque não existem salas disponíveis durante o dia. Muitos moram longe e chegam em casa depois das onze da noite”, conta Vilma. Segundo a secretária, o colégio conta com 14 turmas e apenas 12 salas de aula.

Com o remanejamento, a prefeitura pretende transformar a unidade do Feixo em um centro comunitário, para o desenvolvimento de oficinas de artesanato e bordado para 60 mulheres da região. Já o prédio do Distrito de Mariental, será usado exclusivamente para os alunos da 5ª a 8ª série e do ensino médio.

Please follow and like us: