A manhã do dia 21 de setembro de 2010 ficará marcada na história do município da Lapa. Neste dia foi realizada a solenidade do lançamento da pedra fundamental da construção da nova sede do Fórum da Comarca da Lapa. Na ocasião, autoridades e população se reuniram para acompanhar a cerimônia, que teve os músicos da Banda Municipal João Francisco Mariano colaborando com a beleza do evento.
A solenidade teve a participação de diversas autoridades, como do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador Celso Rotoli de Macedo, e do 2º vice-presidente, desembargador Ivan Campos Bortoleto. O desembargador Sérgio Arenhart, 1º vice-presidente, também participou das solenidades.
A construção
O novo edifício do Fórum será erguido num terreno com cerca de 6.000m2, e terá 3.000m2 de área construída, em dois pavimentos. Uma área quase cinco vezes maior que a do atual Fórum, que possui 629m2. Projetado pela equipe de engenheiros e arquitetos do Tribunal de Justiça, o prédio terá espaço suficiente para acomodar as instalações das Varas Cível e Criminal e do Juizado Especial, bem como uma futura Vara, caso haja necessidade.
Serão investidos R$ 6,6 milhões na obra, que deve ser concluída em 12 meses. Os recursos financeiros são provenientes do Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário (Funrejus), administrado pelo Tribunal de Justiça. O terreno onde será construído o novo Fórum foi doado pela Prefeitura Municipal, na gestão do Prefeito Miguel Batista, e está localizado na Avenida João Joslin do Vale, prolongamento da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Cidade Nova, ao lado do atual Cartório Eleitoral.
As palavras
O presidente Celso Rotoli de Macedo abriu o seu discurso com as seguintes palavras: “Com os olhos da imaginação, já podemos ver, no vazio deste amplo terreno que ora contemplamos, os contornos do futuro prédio que abrigará o novo Fórum desta histórica comarca”. E acrescentou: “O lançamento desta pedra fundamental, que assinala o primeiro ato de vontade administrativa no sentido de dar início imediato às obras do novo prédio do Fórum, simboliza também a importância do edifício que aqui será erigido e o compromisso do Tribunal de Justiça em tornar realidade uma lídima reivindicação desta comunidade, um sonho, que parecia muito distante, acalentado pelo povo deste querido município”.
O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipsky, representante do governador do Estado, parabenizando os lapeanos por essa importante conquista, disse que o momento era de grandeza histórica. Também ressaltou a importância da obra para os munícipes e cidadãos da região, já que o atual prédio do Fórum está ficando pequeno para a Comarca.
O juiz diretor do Fórum, Rodrigo Brum Lopes, foi convidado para efetuar o lacre simbólico da cápsula do tempo, que contém os registros do ato solene, bem como objetos que marcam a época atual. A cápsula tem previsão de ser aberta daqui a 100 anos.
Autoridades
A solenidade de lançamento da pedra fundamental do novo Fórum, presidida pelo desembargador Celso Rotoli de Macedo, contou com a presença das seguintes pessoas e autoridades: Paulo César Furiati, prefeito municipal da Lapa; Leandro Borges da Silveira, vice-prefeito; Casturina Coltz Bosch Hendrikx, presidenta da Câmara de Vereadores; Wilson Bley Lipsky, secretário estadual do Desenvolvimento Urbano; coronel Milton José de Melo, comandante do 15º GAP AP; Kival Della Bianca Paquet Junior, presidente da OAB da Lapa; Hélio Luiz Baçoen, prefeito de Contenda; Carlos Stabach, vice-prefeito de Contenda; Luis Carlos Borges da Silveira, ex-ministro da Saúde; e o ex-prefeito da Lapa, Miguel Lourenzo Horning Batista. Também participaram do ato o desembargador Noeval de Quadros, corregedor da Justiça; a desembargadora Anny Mary Kuss; o juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Falências e Concordatas da Comarca de Curitiba, Marcel Guimarães de Macedo; os juízes Rodrigo Brum Lopes, diretor do Fórum, Manuela Simon Pereira Rattmann, titular da Vara Cível, e José Daniel Toaldo; e as promotoras de Justiça Beatriz Spindler de Oliveira Leite e Melissa Andrea Anselmo; além de servidores da Justiça e outros convidados.
A Comarca
Criada em 30 de março de 1870, a Comarca da Lapa foi instalada em 11 de junho de 1871. É sede da 53ª Seção Judiciária, que compreende, além da Comarca da Lapa, as de Rio Negro, São João do Triunfo e São Mateus do Sul. Possui uma Vara Cível, cujo titular é o juiz Rodrigo Brum Lopes, atual diretor do Fórum, e uma Vara Criminal, cuja titular é a juíza Manuela Simon Pereira Rattmann. Na Comarca também atua o juiz substituto José Daniel Toaldo.
O atual Fórum recebeu o nome de “Doutor Marcelino José Nogueira Júnior”, nascido em 1863, em São José dos Pinhais (PR), que se bacharelou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade do Largo do São Francisco (SP) e que, em 1888, assumiu o cargo de promotor público na comarca da Lapa.