No mesmo dia em que foi realizada a solenidade do lançamento da pedra fundamental da construção do novo Fórum da Comarca da Lapa, aconteceu também a cerimônia de instalação do Juizado Especial Cível e Criminal.
A instalação aconteceu após o encerramento da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo Fórum, no Cine Teatro Imperial.
Após as saudações de praxe e a execução do hino nacional, o desembargador Celso Rotoli de Macedo passou a palavra ao desembargador Ivan Campos Bortoleto, 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça, o qual declarou instalado o Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca da Lapa.
Em seu discurso, disse o desembargador Ivan Bortoleto: “O Poder Judiciário do Paraná não mediu esforços para atender ao justo reclamo dos jurisdicionados, implantando os Juizados Especiais Cíveis e Criminais em grande número de Comarcas”. E continuou: “Tenho acompanhado de perto, porém, com grande preocupação, as limitações orçamentárias historicamente impostas ao Poder Judiciário de nosso Estado. Todavia, graças ao dinamismo de Vossa Excelência, desembargador Celso, para o exercício de 2011, o Poder Judiciário do Paraná contará com mais recursos orçamentários que nos anos anteriores. Isso representa um grandioso avanço. Quero cumprimentá-lo, senhor presidente, de público, pela iniciativa e coragem, pois é só assim que conseguiremos responder ao clamor popular, de magistrados e servidores. Cumprimento-o, senhor presidente, também pelo apoio na defesa dos interesses da comarca da Lapa, já que não mediu esforços em processar, com a urgência necessária, o expediente encaminhado pelos competentes juízes supervisores Manuela Rattmann e Rodrigo Lopes, no sentido da instalação do Juizado Especial”.
No encerramento da solenidade, o juiz diretor do Fórum da Lapa, Rodrigo Brum Lopes, parabenizou o presidente Celso Rotoli de Macedo pela ótima administração que vem fazendo. “Com o lançamento da pedra fundamental do novo Fórum e com a instalação do Juizado Especial a histórica comarca da Lapa está dando um salto para a modernidade”, disse o juiz.
“A Lapa”, disse o prefeito Paulo Furiati, “está vivendo um momento mágico, um momento de grande importância histórica”. Depois enfatizou os benefícios dos Juizados Especiais como instrumentos que facilitam aos que não dispõem de recursos financeiros o acesso à Justiça. Fez referências ao discurso de posse do presidente Celso Rotoli de Macedo, que disse na ocasião que sua administração seria marcada pela determinação corporativa. “A Administração de Vossa Excelência”, afirmou o prefeito, “segue realmente os princípios da ferramenta de gestão anunciada em seu discurso”, finalizou Furiati.
Cidadão Honorário e Cidadão Benemérito
Terminada a solenidade de instalação do Juizado Especial, a presidenta da Câmara Municipal da Lapa, vereadora Casturina Bosch Hendrikx, passou a presidir a sessão solene de entrega do Título de Cidadão Honorário ao desembargador Celso Rotoli de Macedo e do Título de Cidadão Benemérito ao desembargador Ivan Bortoleto.
Visivelmente emocionado, o desembargador Celso Rotoli de Macedo agradeceu a honraria, enaltecendo a peculiar cortesia e a histórica bravura do povo lapeano. Por sua vez, o desembargador Ivan Bortoleto, nascido na Lapa, também emocionado, mostrou-se gratíssimo pela homenagem e recordou, em breves palavras, os tempos em que aqui viveu. “Estou muito feliz, porque vejo que o Paraná acaba de pagar uma antiga dívida com a minha querida cidade da Lapa”, disse ele.
Foto: O presidente Celso Rotoli de Macedo (esquerda), o desembargador Ivan Campos Bortoleto, 2º vice-presidente do TJ (centro), e o juiz diretor do Fórum da Lapa, Rodrigo Brum Lopes (direita), descerram a placa comemorativa da instalação do Juizado Especial Cível e Criminal na Comarca.