Representantes da Lapa na Mostra de Tecnologia de Inverno

Produtores rurais da região buscaram informações atualizadas em evento realizado em Ponta Grossa.

No dia 7 de outubro aconteceu a Mostra de Tecnologia de Inverno, em Ponta Grossa (PR). O evento foi promovido pelo IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná) em sua Unidade Regional de Pesquisa do Centro-Sul do Paraná. Diversos produtores rurais dos municípios da região participaram da Mostra, entre eles um grupo de produtores da Lapa, acompanhados por técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e do Instituto EMATER.

Nas sete estações montadas no evento, cerca de 500 produtores (divididos em grupos) receberam variadas informações. Entre elas: plantas medicinais, sistemas e processos agroecológicos, sistema de irrigação localizada, adubos verdes de inverno, proposta de rotação de culturas, redução de infestação de plantas daninhas, cobertura e semeadura de cultura de verão, coleção de forrageiras de verão, nutrição animal, bovinos da raça purunã (desenvolvido pelo IAPAR), caprinos, cultivares de aveia forrageira e granífera, além de variedades de trigo.

Segundo o Técnico Agrícola Claudinei Stanislowski, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Lapa, eventos como este são de fundamental importância para os produtores rurais do município, pois refletem a realidade encontrada na região e buscam melhorar as técnicas de cultivo usadas atualmente. Claudinei conta ainda que “existem diversos meios de se buscar conhecimento sobre a atividade agropecuária, um deles é participando de dias de campo como este, onde além de poder visualizar os experimentos no campo, pode-se esclarecer dúvidas diretamente com os pesquisadores das mais diversas áreas (agronomia, zootecnia, veterinária, biologia etc.), que se dispõem a atender aos visitantes no evento”.

Segundo o técnico, embora muitos produtores rurais pensem que já aprenderam tudo o que é necessário para desenvolver suas atividades, sempre existirão inovações tecnológicas que poderão aumentar a produtividade da propriedade, reduzindo custos de produção, conservando o meio ambiente, agregando valor à produção e conseqüentemente melhorando a renda do homem do campo, que luta para sobreviver no meio rural, cultivando a terra, cuidando de sua família e protegendo a natureza com muito amor, carinho, respeito e responsabilidade, contribuindo para o desenvolvimento do país.

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em conjunto com os técnicos do escritório local da EMATER, participam de eventos técnicos em diversos municípios da região centro–sul do Estado, onde os produtores acompanham a evolução tecnológica existente, podendo empregá-las em suas propriedades. Nesses eventos, participam grupos de produtores rurais interessados no aperfeiçoamento constante da sua atividade, com o intuito de aprimorar seus conhecimentos e implantar novas técnicas em suas propriedades.

Please follow and like us: