No dia 31 de outubro serão realizadas as eleições para o 2º turno para Presidente da República: confira a logística para o processo eleitoral no 7º maior município em território do Paraná.
A 10ª Zona Eleitoral, responsável pelas cidades de Contenda e Lapa, tem 152 seções em 72 locais (20 em zona urbana e 52 em zona rural), com 45.288 eleitores. Destas, 121 seções estão localizadas na Lapa (23 locais, sendo 13 na zona urbana e 50 na zona rural), totalizando 34.629 eleitores; e 31 seções em Contenda (09 locais, sendo 02 na zona urbana e 07 na zona rural), com 10.659 eleitores.
Estes números dão uma idéia do trabalho que precisa ser feito para que o processo eleitoral aconteça no município, já que a Lapa é uma das maiores cidades do Estado do Paraná em território. Trata-se do 7° maior município em território, com eleitores distribuídos por todas as localidades, possuindo mais de 1.000 quilômetros de estradas sem pavimentação.
Para realizar a apuração do processo eleitoral, nestas cidades conta-se com a ajuda de veículos cedidos pela prefeitura da Lapa e de Contenda, de outros órgãos como Detran, Seab, Sanepar, Sicredi, Cooperativa Bom Jesus, Sindicato Rural, além de um veículo locado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Os dados computados pelas urnas no dia do pleito são transmitidos via on-line, diretamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para que isso aconteça de forma mais ágil existem postos de transmissão no Fórum Eleitoral, em Contenda e em Mato Preto. O posto do Fórum é responsável pela transmissão de 98 seções. Já o posto de Contenda envia os dados de 31 seções e Mato Preto encaminha os resultados de 23 seções.
Mas, para que o processo eleitoral possa acontecer, antes de mais nada é necessário distribuir as urnas e os demais equipamentos nas localidades, colégios e escolas. Para isso a equipe da Justiça Eleitoral, e que está a serviço dela, se divide em rotas. O objetivo é dar suporte aos mesários, fazer a fiscalização de propagandas e de boca de urna. E, também, realizar de forma mais ágil o recolhimento do material necessário para transmissão dos votos.
Na Lapa e em Contenda a equipe de divide da seguinte maneira: 10 na zona urbana da Lapa; 15 na zona rural da Lapa (sendo que 8 são atendidas pelo Jeep Club da Lapa); e 4 em Contenda.
No primeiro turno das eleições 2010 a apuração aconteceu em tempo recorde graças ao apoio do Jeep Club da Lapa e ao trabalho bem feito dos mesários.
A entrega das urnas no dia anterior às eleições e sua coleta no final do domingo é realizada pelos Correios, com veículos com tração 4×4. No entanto, outros órgãos realizam operações especiais e plantões para as eleições, são eles: Policia Militar, Policia Civil, Policia Federal e Copel.
Função da Justiça Eleitoral
A função da Justiça Eleitoral é organizar e realizar o processo eleitoral nos termos da legislação vigente, sendo um serviço intermitente.
Com relação aos eleitores, cadastra o eleitorado, fazendo o alistamento, transferência de título eleitoral, 2º via, entre outros serviços. Além de orientar os eleitores ao voto consciente.
Com relação aos concorrentes no processo eleitoral, realiza o cadastro dos partidos políticos, analisa as contas dos partidos, finaliza a regularidade de filiação partidária, registrar as candidaturas, julgar as contas dos candidatos (partidos após as eleições), administra a distribuição das propagandas (partidária eleitoral), coíbe a propaganda irregular e/ou abusiva, e analisa e julga processos relativos a eleitores, candidatos e partidos.
Já em relação à logística para realização do pleito, requisita os locais onde são realizadas as eleições, providencia a logística de entrega das urnas e demais materiais necessários, prepara as urnas eleitorais com dados oficiais, convoca e treina os mesários, organiza o transporte gratuito de eleitores da zona rural, realiza a apuração dos resultados com transparência e agilidade, e proclama resultados.
No 2º turno
Não esqueça de que as orientações dadas aos eleitores no 1º turno das eleições 2010 permanecem para o 2º turno.
É preciso levar um documento oficial com fotografia. O título eleitoral não é mais obrigatório, mas é importante tê-lo em mãos caso o eleitor não lembre qual a sua seção eleitoral.
As orientações sobre boca de urna permanecem. É permitida somente a manifestação silenciosa a favor de seu candidato no dia.
E, o que é mais importante, mas muitas vezes não levado tanto em consideração: escolher o candidato de forma consciente.