45 cooperativistas do Centro Sul se reúnem na Lapa

Quarenta e cinco representantes de 11 cooperativas da região Centro Sul do Estado dos ramos agropecuário, saúde, crédito e transporte deram início às discussões sobre o planejamento estratégico do setor cooperativista paranaense para 2011. Foi durante o primeiro Encontro de Núcleos Cooperativos promovido pelo Sistema Ocepar, na segunda-feira, dia 25 de outubro, no Centro de Eventos Boqueirão, na Lapa. Na abertura, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, destacou a importância da contribuição dos participantes na definição do plano de ações. “Nós trouxemos subsídios para os debates que estão servindo apenas como referência. Queremos que todos possam contribuir ao máximo para que o planejamento seja construído respaldado nessas propostas”, disse.

Desafios

Koslovski ressaltou ainda os desafios que as cooperativas deverão enfrentar diante do resultado das eleições 2010. “Em 2011, teremos um novo governo federal e um novo governo estadual. Isso vai exigir uma grande articulação da nossa parte para viabilizarmos as proposições do cooperativismo em seus diferentes ramos. Também é importante fortalecermos a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). Quinze deputados eleitos vão apoiar as ações do cooperativismo por meio da Frente. Contamos ainda com o apoio de outros dois senadores paranaenses. Temos que buscar maior comprometimento dos parlamentares e fornecer-lhes subsídios consistentes para que eles possam realmente conhecer o cooperativismo e tenham condições de defender o nosso setor e viabilizar nossos pleitos”, afirmou o presidente da Ocepar. Ainda de acordo com ele, uma aproximação maior entre os parlamentares com o cooperativismo também será buscada por meio da participação deles nos próximos Encontros de Núcleos Cooperativos. “Os deputados e senadores vão ter a oportunidade de fazer uma apresentação para que as nossas lideranças conheçam o trabalho que eles estão fazendo em defesa do cooperativismo”, acrescentou.

Bom Jesus

No início dos trabalhos na Lapa, houve ainda a explanação de Luiz Roberto Baggio, presidente da Bom Jesus, anfitriã do Encontro de Núcleo Cooperativo da região Centro Sul. Ele mostrou o desempenho da cooperativa, tendo como base as estatísticas levantadas pelo sistema Autogestão, enfatizando a importância da gestão para gerar uma condição de segurança ao empreendimento cooperativo. Houve ainda a participação do mestre e doutor em Teoria Econômica pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Estadual de São Paulo (FEA/USP), Juan Jensen, que ministrou palestra sobre as tendências macroeconômicas para 2011.

Na avaliação do presidente da Ocepar, o cenário para o ano que vem é positivo, mas com pontos que merecem ser ajustados. “A preocupação maior é com o câmbio pois a valorização do real frente ao dólar está afetando as exportações. A política econômica brasileira precisa ser melhorada, com a redução dos gastos públicos e redução das taxas de juros, por exemplo”, frisou Koslovski.

Propostas

Depois, o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, coordenou os debates sobre as propostas ao plano de ações do cooperativismo paranaense. Outros três Encontros de Núcleos Cooperativos serão realizados nessa semana. Nesta terça-feira (26/10), será a vez dos representantes das cooperativas do Sudoeste se reunirem no Pavilhão da Igreja Matriz São Francisco de Salles, em Mariópolis, tendo como anfitriãs as cooperativas Camisc e Sicredi São Cristóvão. A Copagril será a anfitriã do encontro de quarta-feira (27/10), no auditório do Sicredi Costa Oeste, em Marechal Cândido Rondon, com a presença de cooperativistas das cooperativas do Oeste. As do Norte e Noroeste do Estado estarão reunidas na quinta-feira (28/10), no Recinto Milton Alcover, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina, tendo a Integrada como anfitriã. A expectativa é de que as quatro reuniões somem cerca de 350 participantes, entre presidentes, dirigentes, líderes, cooperados e funcionários das cooperativas do Paraná, além de convidados.

Tradicional

Os Encontros de Núcleos Cooperativos são organizados tradicionalmente pela Ocepar duas vezes ao ano. Esta é a segunda série de reuniões promovidas em 2010. No mês de maio elas foram organizadas com o propósito de discutir as propostas do Paraná ao XIII CBC, com a presença de 340 cooperativistas de diversos ramos.

Please follow and like us: