Bom Jesus abre ciclo de Encontros de Núcleos Cooperativos no Paraná

Representantes de 11 cooperativas da região Centro Sul do Estado iniciaram as discussões sobre o planejamento estratégico do setor cooperativista paranaense para 2011

A Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus recebeu, na última semana, mais de 50 representantes de cooperativas dos ramos agropecuário, saúde, crédito e transporte, para o primeiro Encontro de Núcleos Cooperativos promovido pelo Sistema Ocepar – Organização das Cooperativas do Estado do Paraná.

Neste evento, os principais executivos de cooperativas como, Castrolanda, Capal, Uniodonto, Batavo, Coamig, Sicredi, Coopagrícola, Agraria, Cooperlog, entre outras da região, se reuniram para contribuir na construção de um planejamento estratégico integrado, gerando uma maior sinergia para a atuação da Ocepar em 2011.

Segundo o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, este é um momento de ouvir os assuntos do setor que merecem mais atenção e ter uma participação ativa dos representantes das cooperativas na formatação de um planejamento estratégico.

“A contribuição dos participantes na definição de um plano conjunto de ações é muito importante, pois nosso objetivo é que todos participem para a construção de um planejamento respaldado nessas propostas”, disse.

Opinião que foi reforçada pelo presidente da Cooperativa Bom Jesus, Luiz Roberto Baggio, anfitriã do Encontro de Núcleo Cooperativo da região Centro Sul. Baggio abriu com uma apresentação sobre o desenvolvimento da Bom Jesus e o desempenho positivo da cooperativa, tendo como base as estatísticas levantadas pelo sistema Autogestão da Ocepar.

“A gestão profissional gera segurança ao empreendimento cooperativo, principalmente porque somos um tipo de empresa formada por pessoas e não apenas por capital”, declara o presidente da Bom Jesus.

Economia Nacional

O evento contou também com a participação do mestre e doutor em Teoria Econômica pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Estadual de São Paulo (FEA/USP), Juan Jensen, que ministrou palestra sobre as tendências macroeconômicas para 2011.

Na avaliação do especialista, o cenário para o ano que vem é positivo, mas com pontos que merecem atenção. “A preocupação maior é com os gastos públicos, que podem comprometer os investimentos em infra-estrutura, essenciais ao crescimento”, reforça o economista. Já para o presidente da Ocepar, um dos problemas é o câmbio, pois a valorização do real frente ao dólar está afetando as exportações.

Propostas

Na sequência, o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, coordenou os debates sobre as propostas ao plano de ações do cooperativismo paranaense. “Em 2011, teremos um novo governo federal e um novo governo estadual. Isso vai exigir uma grande articulação da nossa parte para viabilizarmos as proposições do cooperativismo em seus diferentes ramos”, finalizou.

Os Encontros de Núcleos Cooperativos são organizados tradicionalmente pela Ocepar duas vezes ao ano. Esta é a segunda série de reuniões promovidas em 2010. No mês de maio elas foram organizadas com o propósito de discutir as propostas do Paraná ao XIII CBC, com a presença de 340 cooperativistas de diversos ramos.

A Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus possui 3.700 associados e tem unidades em 11 municípios com 17 estruturas para recebimento de cereais e repasse de insumos, além da sede administrativa, nas seguintes cidades: Lapa, Balsa Nova, Contenda, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Antônio Olinto, Quitandinha, Paulo Frontin, Irati, Palmeira e Rebouças.

Please follow and like us: