A vacinação é obrigatória em todos os bovinos e búfalos, independente da faixa etária, e os proprietários que não vacinarem os animais podem pagar multa.Os animais que não foram vacinados na primeira etapa devem receber a vacina nesta campanha.
Os pecuaristas devem ficar atentos ao período da 2ª etapa da Campanha contra Febre Aftosa, que vai até o dia 30 de novembro. Todo o estado do Paraná está em campanha e a vacinação é obrigatória em todos os bovinos e búfalos, independente da faixa etária. Só não é necessário vacinar os animais que irão para o abate.
Segundo informações do Médico Veterinário da Secretaria do Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Renato Hammerschmidt, ao comprar a vacina o pecuarista recebe um comprovante de vacinação, que deve ser preenchido corretamente com todos os dados. Após este procedimento, deve entregar o documento nas Unidades Veterinárias e Sub-unidades da SEAB.
Mais esclarecimento a respeito da campanha na região podem ser obtidas na unidade veterinária da Lapa da SEAB, que fica no prédio rodoviário, número 1741, sala 16, ou pelo telefone 41-3622-2977 e e-mail seablpa@seab.pr.gov.br. Outros locais que podem orientar a respeito do tema são os Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária e entidades que fazem parte deles, nas sub-unidades, em Quitandinha e Contenda nas prefeituras, e nas casas agropecuárias autorizadas para venda da vacina.
A primeira etapa de vacinação contra a aftosa, que obteve cobertura vacinal de 96%, ocorreu em maio, quando foram imunizados apenas os animais com menos de 24 meses. Os animais que não foram vacinados na 1º etapa da campanha também devem ser vacinados até o dia 30 de novembro.
Serviço:
Secretaria do Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) – Depto. De Fiscalização e Defesa Agropecuária (DEFIS) – Defesa Sanitária Animal (DAS) – Unidade Veterinária da Lapa
Onde: Avenida Caetano Munhoz da Rocha, 1741 – Centro – prédio rodoviário – sala 16
Contato: telefone 41-3622-2977 e e-mail seablpa@seab.pr.gov.br.