Para vencer é preciso estar preparado

É tão comum vermos, principalmente em cidades pequenas como a Lapa, as pessoas reclamando que por aqui as coisas não funcionam, não vão para frente. Reclamando, também, de que a vida não deu certo, que faltaram oportunidades.

No entanto, quando estas mesmas pessoas encontram outras que estão tendo sucesso, seja em seu empreendimento, seja em seu dia a dia, colocam diversas suposições para o sucesso. “Como ele teve sorte!”.

Esquecem, porém, do que foi feito até conquistar o lugar ao sol. Poucos são aqueles que nascem privilegiados. A maioria, grande parte, precisou se preparar.

E a preparação é exigência mínima para realizar um empreendimento qualquer na vida. Qualquer acontecimento do qual você desejar ser protagonista exigirá uma inevitável e, às vezes, longa jornada de preparação.

Quais são seus objetivos ou desafios hoje?

Algum empreendimento importante, para ser encarado antes que seu dia termine?

E você está preparado para enfrentá-lo?

Alguns exemplos, muito mais para relembrar do que efetivamente ensinar algo novo para você: passar num vestibular, casamento, comprar um bem como uma casa ou carro, realizar uma longa viagem, um novo emprego… Todos requerem uma preparação, ou não?

Agora imagine os atletas, esportistas em muitas categorias, precisam inúmeras vezes muito mais tempo de preparação do que realmente executando a atividade que realmente é seu objetivo.

Para você compreender um pouco melhor essa questão, vou contar uma pequena parábola do lenhador.

Conta uma antiga lenda que um jovem com habilidade e rapidez no corte de lenha procurou um mestre, o melhor cortador de lenha da região pedindo para ser seu discípulo a fim de aperfeiçoar seus conhecimentos.

O mestre concordou e começou a ensiná-lo. Não passou muito tempo o discípulo julgou ser muito melhor que o mestre, desafiando-o para uma competição em público.

O mestre aceitou.

Durante a competição, o jovem trabalhava sem parar e de vez em quando, olhava para conferir o trabalho do mestre. Para sua surpresa, o mestre muitas vezes estava sentado.

Isso fortaleceu ainda mais a determinação do jovem, que continuou a cortar a lenha e a pensar: “Coitado, o mestre realmente está muito velho…”.

Terminada a competição, ao medir os resultados, para surpresa do rapaz, o mestre havia cortado muito mais lenha que ele.

O jovem indignado disse:

– Eu não entendo. Não parei de cortar lenha o dia todo, com toda minha energia, e sempre que olhava o senhor estava descansando!

Serenamente, o mestre respondeu:

– Eu não apenas descansava. Eu amolava o meu machado! Você, por estar tão empolgado em cortar mais lenha, esqueceu-se deste pequeno detalhe: afiar seu próprio machado! Por isso sua produtividade caiu e você perdeu a competição.

Na prática, esta história quer ensina algo muito importante para a vida prática: ser incansável em relação ao desenvolvimento pessoal e profissional. Buscar constantemente o aperfeiçoamento. Avaliar, treinar e construir a autoconfiança.

Procurar a superação de limites. Investir na autodisciplina: criar metas e planejar como irá alcançá-las.

Portanto, prepare-se!

O potencial de realização está em nossas próprias mãos. Vai mais longe quem tem um propósito e quem se prepara para o impossível.

A Lapa precisa de pessoas que acreditem que aqui o impossível pode se tornar possível. Que se preparem para modificar a cidade e a sua própria realidade.

-o-o-

“É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado”. (Whitney Young Jr.)

e…

“Quem tem um por que enfrenta qualquer como”. (Viktor Frankl)

Please follow and like us: