“Não sou apenas objeto da História mas seu sujeito igualmente. No mundo da História, da cultura, da política, constato não para me adaptar mas para mudar. Paulo Freire”
Uma educação de qualidade e para todos é aquela capaz de integrar ensino e vida. Que garanta acesso à informação, compreensão e oportunize a prática do conhecimento adquirido de forma crítica e cidadã. Nosso objetivo enquanto educadores é que nossos alunos, ao deixarem o ambiente escolar, sejam capazes de atuar na realidade em que estão inseridos, promovendo mudanças positivas nesse meio.
Porém, para que este objetivo possa ser alcançado, é essencial que tenhamos clara a amplitude de nosso papel enquanto educadores comprometidos com as transformações que a Educação promove. Nosso papel enquanto formadores de opinião e mediadores de mudanças só se concretiza realmente quando a tarefa de educar transcende as meras ações pedagógicas encerradas no interior de uma sala de aula. Educar é para a vida, para o mundo.
Pensando na importância do papel do educador crítico e transformador é que surgiu a iniciativa de professores da rede municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de nosso município, no sentido de oportunizar aos profissionais da Educação um momento de reflexão e discussão a respeito do Estatuto do Magistério.
Partindo do principio de que a busca por uma educação de excelência se faz com todos trabalhando juntos, em uma mesma direção, tendo como meta final a verdadeira transformação social, cultural e humana que nos impulsiona nesta caminhada, a Secretaria de Educação e professores da rede municipal de ensino reunir-se-ão para a retomada e reflexão de vários aspectos do Estatuto do Magistério, no início de dezembro deste ano. Esta iniciativa contou com a adesão de 104 professores da rede municipal que manifestaram interesse nesse estudo.
Os professores que não tiveram acesso à listagem de interessados no estudo do Estatuto do Magistério, poderão participar da reunião também. A data, horário e local da reunião serão divulgados posteriormente.