Escolha demonstra importância do município no cenário brasileiro e dará visibilidade às atrações lapeanas na América Latina.
O anúncio oficial da escolha da Lapa como Capital Brasileira da Cultura 2011 foi feito na manhã do dia 20 de novembro, pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais, em Barcelona, Espanha, e pela ONG CBC – Capital Brasileira da Cultura (www.capitalbrasileiradacultura.org), entidade responsável pela promoção e gestão deste título no Brasil.
Com a escolha da Lapa, no Paraná, esta será a sexta cidade brasileira a conquistar o posto de Capital Brasileira da Cultura. Título que já foi concedido em 2006 para a cidade de Olinda (PE), em 2007 para São João Del Rey (MG), em 2008 para Caxias do Sul (RS), em 2009 para São Luis (MA) e que tem Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, como atual detentora do diploma de Capital Brasileira da Cultura de 2010.
A solenidade oficial de diplomação da Lapa deverá ocorrer no início do próximo ano em data ainda a ser definida, quando representantes do município receberão das mãos de representantes da atual Capital, a cidade de Ribeirão Preto, a outorga oficial.
Os próximos passos
Após a definição da cidade como futura Capital Brasileira da Cultura, um comitê gestor já começa a ser formado na cidade com representantes do poder público local e membros da sociedade civil.
Este comitê deverá organizar as primeiras ações, como a escolha de um símbolo oficial que será adotada pela cidade da Lapa durante o ano de 2011. Bem como outras providências que já começam a ser estudadas, como a construção de um portal permanente ou de um marco que lembre a todos, em 2011 e no futuro, que a Lapa foi a Capital Brasileira da Cultura. O comitê deverá se reunir nos próximos dias e receberá um caderno de encargos da CBC com as diretrizes e exigências para a certificação.
Até hoje, mais de 40 cidades já concorreram ao título de Capital Brasileira da Cultura. Este é um momento impar para o município. E a escolha da Lapa é um reconhecimento da importância que possui no cenário cultural.
O título de Capital Brasileira da Cultura trará muita visibilidade ao município, como divulgação de seu nome e suas atrações no canal de TV por assinatura da Discovery da América Latina e também do SESC TV.
Capital da Cultura
O Bureau Internacional de Capitais Culturais (www.ibocc.org) é um organismo internacional com sede em Barcelona (Espanha) que criou e mantém os projetos da Capital Brasileira da Cultura, da Capital Americana da Cultura, da Capital da Cultura Catalã, da Capital da Cultura Espanhola e da US Capital of Culture nos Estados Unidos, além de apoiar e incentivar projetos semelhantes em outras partes do globo.
Aqui no Brasil a gestão desta certificação é mantida e supervisionada pela CBC – Capital Brasileira da Cultura, entidade sediada em São Paulo, contando com o apoio dos Ministérios da Cultura e do Turismo e com a participação e parceria de entidades como o Discovery Networks Latin América / US Hispanic, SESC TV e da Quixote Art & Eventos de Curitiba.
A cidade da Lapa
A escolha da cidade da Lapa se deu em reconhecimento ao seu rico patrimônio histórico e cultural, um dos mais importantes e conservados da região sul do Brasil.
Com aproximadamente 42 mil habitantes e situada a 62 km de Curitiba, a cidade possui em seu Centro Histórico 235 edifícios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde se destacam o conjunto arquitetônico da antiga Rua do Cotovelo, o Theatro São João, um dos mais antigos do Brasil, o Museu de Armas, a Casa Lacerda, a Casa Vermelha e o Museu Histórico, entre outros pontos de atração e interesse. Além do teatro e de um conjunto de Museus, a Lapa possui também um Cinema sendo uma das poucas cidades do interior a ter este tipo de equipamento cultural, mantendo uma vocação para o setor audiovisual, pois regularmente muitos filmes e produções de época são rodadas e encenadas na cidade Lapa, que é o cenário perfeito para estas reconstituições históricas.
Por isso, eventos como o Festival de Cinema, que reúne milhares de pessoas nas ruas da cidade em exibições feitas ao ar livre e gratuitamente para toda a população, também contribuíram para que a Lapa conquistasse este merecido título.
No patrimônio cultural imaterial destacam-se as Congadas, a Noite Lapeana e as diversas festas religiosas e populares, além da gastronomia influenciada pelo movimento tropeirista e a famosa receita da farofa de frango.
Capital Cívica do Brasil
Por ocasião da comemoração do centenário da proclamação da República em 1989, a cidade da Lapa já recebeu o título de “Capital Cívica do Brasil” em razão de ter sido cenário de importante episódio histórico durante a Revolução Federalista, em 1894.
A resistência desta pequena cidade e de seus heróis proporcionou ao governo de Floriano Peixoto, o tempo suficiente para reagrupar as forças necessárias para deter o exército federalista, mantendo assim a república no Brasil num momento crucial e decisivo para determinar os rumos da história.