Projeto Reavivando o amor pela Pátria

Em comemoração ao Dia da Bandeira, 19 de novembro, foi realizada no 15º GAC AP uma solenidade cívico-militar, marcada pela presença de autoridades militares e civis, alunos, professoras, pedagogas e diretoras das escolas municipais e particulares. Também presentes integrantes do Projeto Reavivando o Amor pela Pátria. O projeto é uma parceria da Secretaria de Educação, 15º GAC AP e Associação de Amigos do Grupo General Sisson que tem como objetivo principal resgatar o civismo nas escolas.

Além da solenidade militar, alunos de 3ª séries das escolas municipais Abigail Cortes, David da Silva Carneiro, Dr. Manoel Pedro, Eloáh D’Amido Rychwa, Emília M. Ferreira do Amaral, Lauro Moreira Montenegro, Pedro Fávaro Cavalin, Dr. Pedro Passos Leoni, Serafim Ferreira do Amaral, Escola Rural Municipal Padre Feijó e Colégio Cooperativa da Lapa, desenvolveram uma redação voltada ao tema Pátria.

Cada uma dessas escolas teve uma redação selecionada para receber o prêmio de Redação Destaque do Município. Os alunos autores recebiam com orgulho e emoção uma medalha pelo trabalho desenvolvido.

Nas escolas, além das redações produzidas, também foram desenvolvidas atividades como, cântico dos hinos pátrios uma vez por semana e apresentações artísticas que contribuíram para o sucesso do projeto, que continua no próximo ano.

Para a Secretária Vilma Piovezan Wille, “esta é uma parceria de sucesso, pois o hasteamento do Pavilhão Nacional com a presença de componentes do Exército, toque de trombeta, desfile, posicionamento e entrega da Bandeira para as diretoras, motiva e empolga as crianças que atentas participam ativamente. São manifestações e parcerias como esta que nos fazem acreditar que o plantio destas sementes é feito em terra fértil”, diz a Secretária.

A Bandeira

A bandeira foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares e instituída dia 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro onde substituido o escudo Imperial português pelo círculo azul com estrelas na cor branca. A frase central foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: “O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim”, que se decompõe em duas divisas: Moral, “Viver para outrem”, e Estética, “Ordem e Progresso”

Please follow and like us: