Nos dias 18,19 e 20 de novembro a Lapa teve uma extensa e bonita comemoração da Consciência Negra.
Veja todas as fotos do evento aqui!
Diversas atividades foram desenvolvidas, com o objetivo de integrar as escolas e a comunidade, estimulando, desenvolvendo e divulgando as atividades em âmbito escolar de forma interdisciplinar, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino da História da Cultura Africana e Afro-Brasileiras, com ênfase na Diversidade.
Os eventos
No dia 18 de novembro aconteceu a abertura oficial da Semana da Consciência Negra, com participação das autoridades, no Cine Teatro Imperial. Lá aconteceram apresentações de Dança Afro, do Colégio General Carneiro; Recitação de poesia criada pela Secretária da Cultura, Valéria Borges; e apresentação de Capoeira do Grupo Ilê de Bamba.
Na manhã do dia 19, aconteceram as apresentações das atividades desenvolvidas pelas escolas, como exposições, dança, poesia, teatro e outras.
Durante a tarde do mesmo dia aconteceu a inauguração da Sala da Congada, na Casa Vermelha. E, à noite, um animado show com o grupo de pagode Contradição, no Clube 7 de Setembro.
E no dia 20, aconteceu a tão esperada 3ª edição do concurso Miss e Mister Palmares, no Cine Imperial, com a presença da Miss Brasil 2004 Monique Santos.
CULTURA
Miss e Mister Palmares foram escolhidos durante Semana da Consciência Negra
No dia 20 de novembro, dentro da programação da Semana da Consciência Negra, aconteceu o 3º Concurso Miss e Mister Palmares, que elegeu a mais bela e o mais belo afrodescendente. O evento aconteceu no Cine Teatro Imperial, com a presença da Miss Brasil 2004, Monique Santos.
No concurso a beleza afro foi destacada. E, não foi fácil para os jurados escolheres quem seriam os classificados.
Os participantes eram alunos de diversas escolas da Lapa e com idade entre 14 e 18 anos. A premiação foi feita no auditório do Cinema e contou com um público de cerca de 200 pessoas.
Foram premiados os quatro primeiro lugares, masculino e feminino, sendo eles:
– Masculino
1º lugar – William Gabriel Santos Domingues – do Colégio Polivalente;
2º lugar – Juan Carlo Goll – do Colégio São José;
3º lugar: Alisson Douglas – do Colégio São José;
4º lugar: Thiago Soares de Oliveira – do Colégio Agrícola.
– Feminino:
1º lugar: Thalyta Soares de Oliveira – do Colégio São José;
2º lugar: July Cristine Ferreira – do Colégio General Carneiro;
3º lugar: Ana Paula Oliveira dos Santos – do Colégio Polivalente.
4 Lugar: Lizandra Adão de Souza – do Colégio Estadual São José.
Os eleitos Miss e Mister Palmares receberam prêmio em dinheiro mais bijuteria. Os demais colocados receberam prêmios ofertados pelo comércio local.
O evento contou com a presença do Prefeito Paulo Furiati e sua esposa Ivana, da Miss Brasil 2004, Monike Santos, e da primeira eleita Miss Palmares 2006, Elaine Esmaela.
A passagem das faixas foi realizada pela Miss Palmares 2008, Jordana Will e pelo Mister Palmares 2008, Antonio Marcos (Marquinhos).
A Semana da Consciência Negra foi uma realização da Prefeitura Municipal da Lapa, Núcleo Regional da Educação – Área Metropolitana Sul e Instituto Histórico e Cultural da Lapa (IHCL), contando com a participação e colaboração das escolas do município e de toda a comunidade, com grande público presente em todas as atividades realizadas.
A organização agradece a todos os envolvidos, que de uma maneira ou de outra contribuíram para o sucesso da iniciativa a favor da diversidade e de um mundo mais igualitário, valorizando a Cultura Afro-Brasileira no município da Lapa.
Foto 5: Nas fotos o grupo de dança do Colégio General Carneiro, interpretando a música Waka Waka, da Shakira (foto 1); Apresentação de capoeira do Grupo Ilê de Bamba (foto 2); A Miss Brasil 2004, Monike Santos, abrilhantando o concurso (foto 3); Show do Grupo Contradição, no Clube 7, no dia 19 (foto 4).