Pedagogos egressos da instituição podem contribuir para que o Brasil melhore seu desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Alunos
Divulgada na última terça-feira, 7 de dezembro, a mais recente consulta do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, em inglês) mostra que, apesar de ter avançado, o Brasil ainda tem que melhorar muito seu desempenho perante outros países. Mesmo que os alunos avaliados estejam na faixa dos 15 anos, os pedagogos desempenham um papel fundamental nesse processo de desenvolvimento da educação brasileira para reverter o resultado do Pisa no futuro, pois fazem parte do período de iniciação das crianças na escola.
“É nessa fase de início do aprendizado que as crianças e futuros adolescentes despertam para o gosto pelo estudo. Se o aluno não tiver uma boa base desde o começo, pode perder o interesse pela escola, o que leva a um desempenho ruim nas fases seguintes”, explica a coordenadora do curso de Pedagogia das Faculdades FAEL, Ana Cristina Pienta.
Mas, para que o aluno tenha interesse na escola, é preciso que o professor esteja bem preparado. E, nesse sentido, a FAEL tem contribuído para o desenvolvimento da educação no país há mais de dez anos, quando começou a oferecer o curso Normal Superior, posteriormente substituído pelo de Pedagogia, hoje disponível na modalidade a distância, assim como presencial.
“O aluno precisa de incentivo do professor para descobrir que a escola é legal, por isso é preciso que esse professor faça um trabalho que desperte a curiosidade e a atenção da criança, fazendo uma aula dinâmica, produtiva, gostosa, agradável”, comenta a professora Tatiana de Fátima Silveira Lima, egressa do Curso Normal Superior da FAEL e aluna da pós-graduação em Gestão e Empreendedorismo.
Tatiana, que trabalha em uma escola particular de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, só lamenta que somente poucos profissionais tenham uma formação adequada, que mostre ao professor e pedagogo sua importância na formação dos estudantes brasileiros. “A maioria dos professores não teve condições de ter uma boa formação, como eu, por condições financeiras”, opina.
Sobre a FAEL
Com mais de dez anos de experiência na área educacional, a FAEL foi pioneira no segmento de Ensino a Distância. Devido à sua constante modernização e preocupação com a qualidade de ensino de seus alunos, atualmente é uma das poucas instituições com soluções completas, tanto no âmbito pedagógico quanto tecnológico, para atingir municípios de todas as regiões do Brasil. Ao todo, a instituição conta com mais de 20 mil alunos em mais de 170 polos credenciados no país. Oferece cursos de graduação e pós e tem sua sede presencial no município da Lapa (PR).