Proerd forma mais de 600 alunos na Lapa

Acreditando que a orientação das crianças e jovens é o melhor caminho contra as drogas, a Secretaria Municipal de Educação da Lapa está apoiando o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, Escolas Municipais, famílias e comunidade e que formou mais de 600 alunos na Lapa em 2010.

O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, professores, pedagogos e diretores no desenvolvimento de ações direcionadas aos alunos de 4ª série, que são orientados sobre a importância de ter uma vida saudável longe das drogas e da violência. O programa também visa ensinar às crianças como reconhecer e resistir às pressões e influências diárias quanto ao uso de drogas e práticas de violências entre os estudantes.

Em 2010 todas as escolas da Lapa participaram do programa. No interior, as mais distantes tiveram o “Dia de Proerd”, um dia letivo destinado a orientações, palestra, visita do mascote DARE e atividades objetivando a conscientização antidrogas e violência. Nas demais, as crianças e professoras participaram de um total de dez aulas organizadas semanalmente acompanhadas de uma apostila individual para cada aluno, abordando temas como os propósitos e a visão geral do PROERD; o cigarro e você; Fatos sobre a maconha; O álcool e você; As bases da Amizade, entre outros. O último encontro reuniu todos os alunos das 4ª séries do município no anfiteatro da Secretaria de Educação recapitulando aulas trabalhadas e reforçando sobre o perigo do uso de drogas.

Ainda nos dias 29 e 30 de novembro, a professora Jacira e a aluna Viviane do Valle, da escola Dr. Manoel Pedro, participaram do encontro nacional comemoração aos dez anos de PROERD, realizado em Curitiba.

A participação nesse encontro colocou a Lapa no cenário nacional como uma cidade comprometida com a formação integral de seus cidadãos, desde a infância, incentivando e desenvolvendo ações preventivas. Cumprindo, desta forma, a função primeira da educação, que é ensinar para a conquista da cidadania.

Esses resultados positivos só foram alcançados por meio do esforço conjunto dos alunos, professores, Secretaria Municipal de Educação, da Policia Militar, representada no programa pelo policial Afonso, Instrutor Proerd, equipe das escolas envolvidas, familiares dos alunos Proerd e toda a comunidade escolar.

A formatura dos alunos da Lapa aconteceu no dia 02 de dezembro e foi realizada na Cancha Poliesportiva Raul Siqueira. Já no dia 07, o evento foi em Mariental, no Galpão do Tio Toninho, com os alunos das escolas Mirazinha Braga e Dirceu Batista da Luz, do Feixo. Nas oportunidades, alunos e professores demonstraram através de apresentações culturais como estão informados e conscientes assumindo o compromisso de multiplicadores do combate às drogas e a violência.

“A semente foi lançada, estamos entregando nossos alunos para 5ª série com a sensação de dever cumprido, como o PROERD é uma parceria também com a família temos certeza que este trabalho de conscientização e orientação terá continuidade na casa de nossos alunos PROERD”, falou Vilma Piovezan Wille, secretária municipal de educação.

Please follow and like us: