As ações da Pastoral da Criança em 2010

Líderes comunitários promovendo a construção de ambientes saudáveis e alegres para nascer e viver.

A Pastoral da Criança promove a vida através de homens e mulheres que, trabalhando voluntariamente, dedicam seu tempo, carinho e amor às gestantes e crianças de zero a seis anos de idade, proporcionando vida em abundância a toda família.

Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição,educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

No município da Lapa a Pastoral da Criança iniciou suas atividades em quatro comunidades da zona rural, sendo elas: Canoeiro; Marafigo; II Faxinal e Passa-Dois. E, no centro da cidade, teve início no Clube de Mães Sagrado Coração de Jesus, no Lar e Educandário São Vicente de Paulo.

A semente foi se espalhando e atualmente vinte e duas comunidades da Paróquia Santo Antonio, entre cidade e interior, podem contar com a doação de voluntárias que mensalmente acompanham as crianças e famílias. E também a atuação acontece na Paróquia Imaculada Conceição, em Mariental, onde são quatro as comunidades em ação.

Atualmente a Pastoral da Criança tem sua sala e cozinha comunitária no Lar e Educandário São Vicente de Paulo, onde acontecem as reuniões com líderes e cursos de capacitações.

Parceria e ação

Em 2010 aconteceu uma parceria com a Secretaria de Saúde, da Agricultura e Meio Ambiente que foi de grande relevância para a atuação dos líderes da Pastoral da Criança.

Como exemplo das ações, pode-se destacar a capacitação da Pastoral aos agentes comunitários, enfermeiros e médicos da Saúde da Família do município. Importante foi também o curso do Senar, promovido em parceira com as secretarias citadas, e oferecido a algumas líderes.

Dois momentos importantes marcaram este ano: a capacitação de novos líderes, novas comunidades sendo reativadas, e nova coordenação sendo preparada para a Paróquia Imaculada Conceição, em Mariental.

E outro momento em conjunto com a Pastoral Familiar e outras Pastorais e Movimentos foi a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro. Em 2010, pela primeira vez, a Pastoral esteve presente no desfile de 7 de setembro, com algumas líderes, mães e crianças.

Ações natalinas

O ano está terminando e as ações da Pastoral não param!

Além dos trabalhos normais realizados pela Pastoral da Criança, comunidades são motivadas nas celebrações a fazerem a árvore da vida, uma árvore de Natal com o nome das crianças na própria comunidade para que as pessoas doem presentes.

E durante o mês de dezembro muitas pessoas estão sendo solidárias presenteando as crianças. No último sábado, dia 18, onze integrantes do Túnel do Tempo foram conhecer e levar os presentes das crianças da comunidade de Faxinal dos Dias. Eles foram de Kombi da Transnascimento – uma doação do jovem motorista Jean.

O grupo de amigos do Túnel do Tempo apadrinharam várias crianças de seis das comunidades atendidas pela Pastoral.

A comunidade dos Milagres vem há anos apadrinhando as crianças de duas comunidades do interior: neste ano foi a vez da Vila Esperança, de Mariental, e Água Azul de Baixo. Comunidades como Menino Jesus – Lacerda e Santa Terezinha da Vila do Príncipe foram motivados nas celebrações a fazerem a árvore da vida.

E em outra comunidade, a Pastoral deixou marcas na lembrança e exemplo. Uma jovem que foi acompanhada pela Pastoral quando criança fez a festa da criançada presenteando-as e proporcionando a mesma alegria que teve quando ela era pequena.

No I Faxinal nem mesmo a chuva atrapalhou a ida de Rodrigo e Cristiane, que levaram os presentes a serem distribuídos às crianças, entregues no local onde são realizadas as pesagens e encontros com as mães.

A Empresa Bosch apadrinhou as crianças que são acompanhadas na comunidade da Vila São José. Ali foi feito um bonito encerramento com celebração e entrega dos presentes, além de um lanche delicioso.

E assim a Pastoral da Criança que tem como objetivo principal promover a vida, agradece a todos que de uma forma ou de outra contribuíram e contribuem para que o trabalho aconteça. Aos líderes comunitários, grupo de apoio… Enfim, a todos que acreditam que através de pequenas ações pode-se contribuir para que todas as famílias tenham seus direitos garantidos e que vivam em harmonia, pois a paz começa em casa.

O próprio Jesus veio para que todos tenham vida e vida em abundância.

Que mais uma vez o Menino Jesus possa nascer em nossos corações e que possamos dar às crianças a oportunidade de crescerem em Graça e Sabedoria.

Jesus disse: “Ninguém acende uma lamparina para cobrir com uma vasilha ou colocar debaixo da cama; pelo contrário, ela é colocada sobre um suporte a fim de que todos que entrem vejam a luz” (Lc 8,1;16). Esse ensinamento orienta o trabalho do líder comunitário, que leva a luz do saber e da solidariedade às famílias da sua comunidade.

Amar a Deus e ao próximo faz a felicidade dos membros da Pastoral da Criança. E cuidar das crianças e gestantes na família é a missão dos líderes comunitários.

Com alegria, a Pastoral da Criança carrega a boa notícia de que a construção da Paz começa no coração das pessoas.

Nossa gratidão a todos que contribuem para a construção de ambientes saudáveis e alegres para nascer e viver.

Feliz Natal e prosperidade em 2011

Equipe

A Pastoral da Criança fecha o ano de 2010 com 48 líderes comunitárias voluntárias; 604 crianças acompanhadas de zero a seis anos e 26 comunidades atendidas. Conta ainda com um grande número de apoio de pessoas que preparam o lanche, ajudam no dia da celebração da vida, no dia do peso e também inúmeras pessoas que na época do natal apadrinham as crianças para levar a alegria a todos.

Na coordenação Paroquial da Paróquia Santo Antonio a Pastoral conta com a dedicação da Teresinha Ferreira Victal que atua também na comunidade da Estação. A coordenação da Área Lapa está a cargo de Maria Aparecida B. Bueno (Cida). E o grupo de apoio da coordenação tem como participantes Adolfina Vargas (D.. Jülia) que, com seu esposo Antonio, é líder da comunidade da Vila São José.

Ainda como grupo de apoio podem ser citadas: Isabel Schafauser, de Colônia Johanesdorf e Juracy Ganzert, da Cohapar; e Gisele Caus Dalabona, que atua fazendo um elo entre a Coordenação Paroquial, de Área e as comunidades.

Capacitação

São feitas mensalmente reuniões de capacitação, para que haja reciclagem regularmente para as líderes, bem como cursos de hortas comunitárias, alimentação, entre outras atividades que contribuem para o conhecimento e crescimento de cada uma.

Este conhecimento e capacitação começa por elas mesmas, que acabam por multiplicar seus saberes na comunidade.

Please follow and like us: