Estilos musicais variados e de muita qualidade inundaram os ouvidos do público que prestigiou os eventos no Theatro São João e Cine Teatro Imperial.
No final de semana dos dias 17 a 19 de dezembro, quem aprecia música não tinha do que reclamar na cidade da Lapa! Isso porque as opções existiam para todos os públicos e em todo o final de semana! Tratava-se de uma série de apresentações musicais que tiveram início na sexta-feira, dia 17, no Theatro São João.
Tudo começou com a Audição Acústica, com Percussão, Violas e Violões. Parte do espetáculo com músicas pop, parte com sertanejo raiz. Nesta noite aconteceu a participação especial de Ivacir Soares, declamando poesias entre as apresentações. Na sequência, aconteceu a apresentação da Orquestra Rock, no sábado no Cine Teatro. Nessa noite a Banda Wizzard fez sua apresentação ao público lapeano, com sua formação original, após 12 anos de silêncio nos palcos. As baterias, baixos e guitarras embalaram o público que pode acompanhar também o reconhecimento da Secretaria de Cultura da Lapa no préstimo das homenagens aos músicos da primeira banda de Rock da Lapa, Zepelin de Chumbo.
Finalizando o final de semana com muita música, os alunos e professores da Casa da Música Maestro João Francisco Mariano apresentaram o show eletro-acústico, com temas natalinos e outros, apresentando o trabalho desenvolvido com os alunos da Professora Ysel Borroto Grillo e Luiz Ganso Nogueira.
Para Mário Ozzy, um dos colaboradores e organizadores dos eventos, o final de semana foi “um encontro de gerações com pais, filhos, tios e até avós, um verdadeiro túnel do tempo da música lapeana”.
O balanço realizado sobre os três dias em que ocorreram as audições foi muito positivo, pois contou com a participação especial de artistas, escritores e poetas lapeanos e teve o apoio dos amigos e público em geral, que se fez presente nos eventos, abrilhantando o trabalho apresentado por cada músico que subiu ao palco.
O professor Luiz Nogueira (Ganso) fala sobre como foi proporcionar estes dias de música ao público e aos alunos: “o esforço de reunir várias pessoas, chegando a mais de 40 músicos nos três dias, sempre valerá a pena para que se possa vivenciar e aprender a arte da música dentro daquilo que sei e que estou aprendendo e posso oferecer”, relata.
Sobre organizar o evento, Ganso conta que dá trabalho: “são muitos detalhes somados a umas idéias malucas, como a junção de vários instrumentos que não são comumente vistos, como violas, violões de 12 cordas, violões elétricos, várias guitarras e um grupo de baterias em momentos pulsando e solando juntos”, relata.
Mas, segundo o músico, o resultado é gratificante: “Ver a preciosa poesia do Ivacir Soares e suas declamações e a integração de todos os alunos, resultando três dias de muita diversidade musical na nossa cidade, vale a pena”.
Os organizadores deixam um agradecimento aos meios de comunicação da Lapa, que divulgaram o trabalho: A Tribuna Regional; aos programas da Rádio Legendária – “Primeira Hora” e “Na Roda do Chimarrão”; Rádio Lapeana FM, pela divulgação na ocasião da transmissão da última escola de governo de 2010; a equipe de sonorização; a equipe do Cinema e do Theatro, na pessoa de Nádia Burda. Também estendem a sua gratidão ao Rei do Rock, Miltinho Cordeiro; ao Chiquinho Cabelereiro; Hildebrando; Zecão Tatoo; Fernando Ramalho; João Balaio; Mauricio Baggio; e Marcelo Zarur. Aos grandes roqueiros! Enfim, a todos citados ou não, por sua presença e colaboração!
E a todos, um feliz e santo Natal!