Um balanço de dois anos de mandato do Vereador mais atuante

Dango Leonardi conta quais foram seus principais projetos no legislativo municipal e que o levou a conquistar o primeiro lugar nas pesquisas.

Segundo o Instituto de Pesquisa Max Líder, o vereador Dango Leonardi foi eleito como o vereador mais atuante nos anos de 2009 e 2010. Além disso, recebeu uma menção honrosa, com votos de congratulações, da Assembléia Legislativa do Paraná, por seu primeiro mandato, por sua atuação exemplar no legislativo municipal e por seu trabalho em prol da comunidade.

Dango foi eleito para a Mesa Executiva da Casa, no cargo de 1º Secretário, é presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e membro da Comissão de Agricultura da Câmara. No decorrer destes dois anos, mais de 100 projetos de lei, de autoria do Executivo Municipal, já passaram pela Casa de Leis. Segundo Dango, desde o início de sua legislatura “não foi contra nenhum projeto tanto do executivo como dos colegas vereadores”. De acordo com ele, os principais projetos discutidos e aprovados na Câmara em 2009 diziam respeito a projetos do prefeito anterior, que foram concluídos após a sua saída do mandato. “No início de 2009 o parque de máquinas do município estava sucateado, então nós vereadores aprovamos por unanimidade o projeto de lei do executivo municipal para a compra de máquinas”, relata Dango.

Outros projetos do executivo, segundo o vereador, também foram aprovados e estão saindo do papel. São eles, a pavimentação das ruas, a construção do INSS, a reforma do Postão, a Clínica da Mulher e a Escola da Mariental. Outro projeto já aprovado e que em breve estará sendo colocado em prática é referente ao Samu, um projeto que teve participação do falecido Dr. Darci Costa.

De todos estes projetos, houve somente um que Dango relata ter se posicionado de forma contrária, sem se omitir ou deixar de comparecer às votações. O projeto do executivo dizia respeito ao retorno da carga horária de 40 horas semanais para os agentes de saúde, mantendo a mesma remuneração de 30 horas semanais.

Questionado sobre o resultado da pesquisa feita pela Max Líder, na qual foi eleito o vereador mais atuante, Dango agradece a cada um que confiou em seu trabalho. Segundo ele, o resultado da pesquisa é reflexo de seu trabalho no legislativo, que busca atender a todos, sem distinção. “Em dois anos de mandato, atendi mais de 2.500 pessoas em meu gabinete. Acredito que este prêmio veio porque procuro atender as pessoas com humildade, tentando solucionar os problemas. Nunca me omiti ou me escondi depois de eleito e sempre estou disponível para as pessoas que me procuram”, relata Dango.

Projetos

Sobre os projetos de sua autoria, Dango destaca o da UTI Móvel, que foi uma promessa de campanha junto com o Prefeito Furiati, e que foi tornado realidade no início de 2009. Outro projeto diz respeito à distribuição de calcário, que já está com os recursos repassados ao executivo e previsto no orçamento de 2011. Outra conquista foi a aquisição de uma carregadeira e de um rompedor, adquiridos com recursos advindos de economias da Câmara Municipal.

Mas, talvez o projeto que tenha se destacado mais nestes dois anos de mandato, seja o projeto pela decretação de estado de emergência do município da Lapa, no início de 2009. No final de 2008, a Lapa passou por uma das piores secas dos últimos 50 anos e isso afetou significativamente a produção e a economia da cidade. Com o decreto de estado de emergência, recursos foram liberados para os produtores, bem como o aumento de prazo para pagamento de dívidas. Não foi tarefa fácil conseguir colocar em prática o estado de emergência. Dango precisou articular politicamente na esfera estadual e federal. Por fim conseguiu auxiliar os produtores rurais e toda a economia municipal, que poderia ser bastante afetada pelos efeitos da seca.

Apoio

“Como pessoa pública, precisamos de bons relacionamentos com pessoas que realmente têm compromisso com o município”, afirma Dango Leonardi. Com base neste pensamento, o vereador relata seu relacionamento com políticos na esfera estadual.

No ano de 2009 Dango, mesmo tendo bom relacionamento com Orlando Pessuti, então Governador do Estado, estreitou relações com o prefeito de Curitiba, Beto Richa e decidiu o homenageá-lo com o Título de Cidadão Honorário da Lapa. “Tomei esta atitude por conta dos relevantes serviços prestados aos lapeanos na área da saúde, já que muitos munícipes dependem da saúde pública curitibana e a prefeitura da capital sempre deu espaço para os pacientes da Lapa”, conta o vereador.

Beto Richa será o próximo governador do Estado e, com o relacionamento próximo com o vereador Dango, muitos projetos poderão ser realizados com mais facilidade em prol da comunidade lapeana.

“Nós iremos lutar em conjunto em relação a verbas estaduais para dar continuidade às obras e buscar ainda mais recursos para o município”, finaliza Dango.

Please follow and like us: