Laboratório do São Sebastião passou por reformas

Naby Paraná recebe homenagem na revitalização do Laboratório do São Sebastião

 

O laboratório de análises clínicas do hospital também passou por uma revitalização e recebeu novos equipamentos, como uma cabine de segurança biológica e aparelhos de hematologia e de bioquímica automáticos. Um novo espaço físico foi readequado para a colocação de equipamentos como a centrífuga e o freezer de plasma. O Governo investiu cerca de R$ 250 mil na revitalização deste local, que foi homenageado com o nome do funcionário mais antigo do laboratório, Naby Paraná Filho. Recentemente o laboratório foi avaliado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade, no qual foi classificado como excelente.

O homenageado

Naby Paraná foi doente de tuberculose e foi atendido pelo Hospital São Sebastião. Mais tarde se tornou laboratorista do hospital, que na época ocupava apenas o espaço de um quarto. Com a construção da nova ala é que o laboratório foi instalado onde é atualmente.

No São Sebastião Naby conheceu sua esposa, Diorene, que foi doente de tuberculose e foi fazer o tratamento na instituição. O laboratorista foi o primeiro no Estado do Paraná a fazer o teste de resistência ao bacilo de Koch.

Em 1998 o laboratório do Hospital foi desativado, retornando com suas atividades em 2005. E agora, em 2010, o laboratório foi todo revitalizado, prestando homenagem a Naby.

Em emocionante cerimônia de reinauguração, o Diretor Lemos prestou sua homenagem a Naby, por meio de sua esposa Diorene, sua filha Ana Itália e de suas netas.

Para sua esposa, Diorene Paraná, não há palavras para agradecer ao Diretor Lemos. “Eu nunca esperava que a direção fosse fazer isso. Naby trabalhou aqui por 33 anos, praticamente fundou este laboratório”, diz.

“Ele dava a vida por isto. Fez muitos cursos no Rio de Janeiro, sendo que o primeiro foi em 1953. Ele deu amor ao próximo, trabalhou sempre pelo bem ao próximo”, conta emocionada a esposa Diorene.

Please follow and like us: