O município da Lapa já pode comemorar uma conquista de grande porte no ano em que completa 120 anos da chegada do trem na cidade (novembro de 1891). Foi oficialmente anunciado pelo Superintendente do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), arquiteto José Lapastina, que foram contemplados os projetos de recuperação das estações de Lapa e Lavrinha.
A conquista vai muito além das obras, segundo Márcio Assad, que é coordenador do Movimento de Preservação Ferroviária da Lapa (MPF), pois o IPHAN também dispõe de acervo histórico para a montagem do ambiente ferroviário de época, que dará aos prédios a ambientação cultural necessária para a visitação de lapeanos e turistas.
Assad revela também o próximo passo do projeto do MPF, que é a implantação do Projeto Lapa-Lavrinha – um passeio turístico entre as duas estações, resgatando a tradição lapeana do turismo férreo, já que a cidade, em projeto conjunto com municípios de Santa Catarina, é pioneira na modalidade em termos de Brasil.
“O fato da cidade ter sido eleita Capital Brasileira da Cultura em 2011 e estarmos completando 120 anos da chegada do trem na Lapa, potencia essa conquista histórica e de grande repercussão para a cultura, turismo e preservação do patrimônio histórico ferroviário”, comenta Márcio.
No ano passado, Assad já havia divulgado com bastante entusiasmo, neste pequeno Grande, as conquistas referentes ao tema, como o início das obras de restauro na Estação da Lavrinha. Com o anúncio feito pelo IPHAN, será mais uma conquista para a Lapa somar às diversas atividades que irão enaltecer a legendária cidade em 2011.
Seja você também um divulgador da cultura lapeana! Orgulhe-se de sua cidade e mostre o que ela tem de melhor! Ser Capital da Cultura não gera responsabilidades somente ao poder público. A população também pode, e deve, se engajar.