No dia 17 de janeiro aconteceu a segunda reunião do Conselho Gestor da Capital da Cultura. Neste encontro, os integrantes decidiram a data da solenidade da entrega do título de Capital da Cultura para a Lapa e a programação oficial do evento, bem como qual será a logomarca do município e o seu hino.
Ficou definido que no dia 9 de fevereiro, data de comemoração do Cerco da Lapa, acontecerá a solenidade, na parte da noite, quando representantes de Ribeirão Preto virão ao município para entregar o título.
Também foi definida logomarca do município, que é a mesma que já foi utilizada pela Prefeitura em gestões anteriores: dos contornos do Theatro São João. Para Marcelo Miguel, da Quixote Art, esta foi a melhor escolha entre as opções apresentadas, pois em questões de publicações ficará bastante visível e lembrará facilmente o município.
Quanto ao hino, o músico Luiz Ganso Nogueira escreveu a letra e preparou arranjo. Na próxima edição da Tribuna traremos mais detalhes sobre a produção do hino, que ainda será gravado e terá duração de trinta segundos.
Ainda no encontro foi discutida a elaboração de uma agenda única, reunindo todos os eventos que serão realizados no município neste ano, para que possa ser divulgado nos meios de comunicação. Portanto, caso pessoas ou instituições tenham interesse em promover ações culturais e que façam parte do calendário da Capital da Cultura 2011, devem entrar em contato com a Secretária de Cultura, Valéria Borges da Silveira, para que o assunto seja levado ao Conselho para aprovação.
Para Marcelo Miguel, o título de Capital da Cultura para a Lapa trará muito retorno de mídia para o município. “O Discovery Chanel, durante o ano de 2011, irá veicular diariamente quatro chamadas de um vídeo de 30 segundos que será produzido na Lapa. Isso será transmitido pela América Latina toda. Além disso, teremos mídia na Rádio Eldorado, em São Paulo, no Sesc TV, além de veículos que farão cobertura dos eventos que acontecerão na Lapa em 2011. Ainda, podemos contar muito com a mídia espontânea que será gerada, que será muito importante”, conta Marcelo.
Ele cita como exemplo o dia em que a Lapa ganhou o título, em 20 de novembro de 2010, quando oito mil jornalistas no mundo todo receberam a notícia e a Lapa foi divulgada espontaneamente.
Mas, não basta que haja mídia e divulgação. É preciso que, quando o turista chegue no município, exista recepção, existam pessoas que tenham comprado a idéia e possam “vender” a cultura lapeana. Você, como morador, também deve se engajar!