Crônica – CERCO DA LAPA

Hoje 09 de fevereiro de 2011 a Prefeitura da Lapa e o Quartel do 15º GACAP Comandado pelo SR TEN CEL MARCELO MAIA CHIESA, realizaram as solenidades cívica militares alusivas ao Cerco da Lapa, rememorando 117 anos atrás, quando aqui na Lapa, se travou uma Batalha Épica, entre Pica Paus e Maragatos (1894).

Da parte civil, os festejos foram conduzidos pelo Prefeito da Lapa, SR PAULO CÉSAR FIATS FURIATTI onde se fazia presente várias autoridades, além de ilustres convidados e da parte militar o SR.TEN CEL CHIESA, com seu Quartel do 15º GAC AP – Grupo General Sisson – Os Bravos da Lapa,imponentes, garbosos, seguidores das tradições dos heróis do passado.

O Cerco da Lapa de 26 dias, só se fez por ferozes combatentes dos dois lados; um avançando resoluto desde onde partiram, – outro reunindo seus comandados fazem um juramento heróico, – (03-fev.-1894) :- “Queimar o último cartucho e depois morrer”, pois o chefe supremo, Cel. Carneiro, já havia jurado. “Só passam, se for por cima do meu cadáver” e viveram tudo isto.

Os chefes foram caindo mortos um a um: TEN HENRIQUE JOSÉ DOS SANTOS, TEN JOSÉ CHARLOU, ALFERES FRANCISCO FIDÊNCIO GUIMARÃES, TEN. OTHO ROCHENDOLPH, CEL. CÂNDIDO DULCIDIO PEREIRA, CEL. DR. JOSÉ AMINTAS DA COSTA BARROS, dezenas de mortos pelas ruas da Lapa e após tudo isso, o Grande Chefe, CORONEL ANTONIO ERNESTO GOMES CARNEIRO.

Segue degolamentos, invasões a cidade, tortura do MAJOR MENANDRO BARRETO, barbaramente torturado e depois degolado.

Lapa, Terra de Bravos, pois só bravos lutam até a morte; caem no campo de batalha bradando:-. “Por aqui não passam, só se for por cima do meu cadáver.”

Esta é a Lapa, a Siracusa Brasileira, a Patrona da Republica do Brasil; este é o Panteon dos Heróis da Lapa; este é o 15º GAC AP a desfilar para vocês guerreiros de 1.894 e esta é a BANDA MAESTRO JOÃO FRANCISCO MARIANO executando o Hino da Lapa e dobrados heróicos bradando a voz dos guerreiros da Lapa:-“ Por aqui não passam – Queimar o último cartucho e depois morrer

Please follow and like us: