A Secretaria Municipal de Saúde de Contenda organizou na tarde do dia 21, segunda-feira, o Dia da Mancha com a participação de 50 pessoas.
Na ocasião foi feita a distribuição de material informativo, exibidas imagens e realizadas palestras pelas enfermeiras da Saúde da Família sobre as doenças de pele. Ainda três médicos da Saúde da Família realizaram consultas e avaliação das manchas de pele nas pessoas que participaram do evento.
Uma ampla divulgação foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde e pelos agentes de saúde por todo o município, visando atingir o maior número possível de pessoas.
O município de Contenda conta hoje, segundo Censo 2010 IBGE, com aproximadamente 15.846 habitantes e, conforme o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Contenda, nos últimos 10 anos foram registrados 11 casos de hanseníase no município. Destes, 80% já receberam alta e os outros 20% estão em tratamento, o que mostra a alta incidência de casos no município e a necessidade dessas ações na comunidade.
No Dia da Mancha, para os casos em que houve a identificação e suspeita da doença, a pessoa foi encaminhada imediatamente para o setor de Vigilância Epidemiológica, para coleta de exame e início do tratamento.
Segundo a profissional Sônia Araújo, responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, o trabalho é feito durante todo o ano. “Estamos sempre saindo em busca de algum foco pelo município e os prováveis locais onde a doença está. O Dia da Mancha serviu para chamar mais a atenção. Muitas vezes a pessoa tem a mancha, mas não sabe o que é e, no dia a dia, em um local estratégico como este, por exemplo, fazemos mais um trabalho de varredura para identificar”, diz Sônia.
Durante o ano de 2010, entre as atividades, foram feitos trabalhos de informação pelos agentes de saúde em todas as comunidades do município. Os agentes são capacitados pela equipe do Programa da Estratégia de Saúde da Família para ajudar a combater à doença.