Maria de Lourdes Santos Séra, filha de Lídia e Avelino Diogo dos Santos, donos da Padaria Zeni, tinha mais sete irmãos e muitos sobrinhos. Casou-se com Carlos Séra e tiveram dois filhos: Antonio Carlos (Ito) Séra (falecido), casado com a Sra. Maria da Luz, os quais tiveram três filhos: Carlos, Diogo e Bortolo; e a filha Beatriz que teve dois filhos: Antonio (falecido) e Andressa, casada com João Roberto. Depois da morte do neto e do seu filho afeiçoou-se ao cãozinho Toy, seu grande companheiro – palavras das sobrinhas. A sintonia entre ser humano e animal era tão grande que Toy morreu dias antes da dona.
Dedicada aos filhos e ao marido, conciliava o trabalho voluntário com a paixão dos seus. Quem chegasse a sua casa não saía sem ter tomado um delicioso café ou almoço. Dona Lourdes – Lurdeca como era chamada por algumas sobrinhas -, era polivalente nos seus saberes. De suas mãos eram confeccionados lindos vestidos de baile, passeio e vestidos de noivas que fazia para suas sobrinhas e filha. Todos apreciavam e era denominada alta costura, sentia prazer em manusear peças maravilhosas. Gostava de passear, principalmente em sua casa de praia de Guaratuba.
Fazia deliciosos cafés para parentes e amigos, sempre procurava apresentar suas deliciosas receitas caseiras de salgados como o empadão e doces como o beijo russo, o qual era a tradição nos almoços da família (natal, páscoa etc.) – que delícia! Dona Lourdes cumpriu sua missão com plenitude.
Deixa muitas saudades, foi muito querida por toda a família e amigos. Como disse sua neta: além de ser segunda mãe dos netos que moravam com ela, foi a melhor vó do mundo, segundo sua neta e netos.
Os familiares convidam seus amigos para Missa de um mês de falecimento, no dia 12 de março, às 19h, na Igreja Matriz de Santo Antonio.