Há cerca de vinte anos, Alceu Gonçalves iniciou seus trabalhos artísticos em madeira. Vendo que tinha talento e recebendo apoio da esposa, levou à frente os trabalhos.
Desde o dia 25 de fevereiro suas obras estão expostas na Casa de Música João Francisco Mariano, na Lapa. A entrada é franca e todos os lapeanos, moradores da região e turistas não podem deixar de conferir, pois vale muito a pena.
A riqueza de detalhes e de cores em cada quadro, conta a história de algum momento. Seja do gaúcho, seja do tropeiro, seja de paisagens da natureza. Alceu conta que se inspira muito em paisagens para elaborar cada peça. “Eu gosto muito de retratar a vida animal e a vida tropical. À noite faço um quadro mental a partir do vejo na televisão e no outro dia começo a produzir”, conta.
Para deixar a obra pronta, o tempo varia. Pode levar de quatro dias, em média, para o quadro pequeno, até quatro meses para os quadros grandes. Muito disso se deve à pintura, que exige várias demãos.
O esforço e talento do artista é reconhecido principalmente fora dos limites lapeanos. São Paulo, Rio de Janeiro, Estados Unidos, França… A arte de Alceu corre o mundo. Mas, não é por isso que ela não está acessível aos moradores da região. É fácil encontrar uma obra de Alceu nos restaurantes da Lapa, nos museus, ou até mesmo indo em sua casa que está de portas abertas para quem quiser conhecer e adquirir um de seus trabalhos.
O telefone de Alceu é 41-3622-8329, e sua casa está na Rua Vitor do Amaral, número 290, próximo ao cemitério municipal.
Sobre a valorização das artes na Lapa, o artista conta que ainda, infelizmente, não há tanta ênfase por parte da população em trabalhos do gênero. Coisa que deveria ser mais incentivada pela sociedade. “Compra-se obras em outros lugares e se deixa os artistas lapeanos de lado”, finaliza o artista.
QUEM É ALCEU
Alceu Gonçalves é lapeano de coração, marceneiro de profissão e descobriu na madeira a sua inspiração. É artista autodidata e foi aperfeiçoando a sua técnica a cada dia, descobrindo ao acaso um mundo novo em que a poesia da vida pode ser contada e recortada em painéis de madeira. Seus recortes nos remetem às iluminuras que contam sua visão singela de enxergar a vida, recortando como se bordasse seus pensamentos.
SERVIÇO
O que: Mostra de Arte de Alceu Gonçalves
Quando: até 08 de abril
Onde: Casa de Música
Quanto: entrada franca
Contato: (41) 3622-8329