Ciências Contábeis como profissão do terceiro milênio

O Curso de Ciências Contábeis, do Campus Universitário de Mafra e Núcleo de Rio Negrinho, é conhecido por formar profissionais com conhecimento técnico e científico consistente para oferecer bases sólidas à tomada de decisões no processo gerencial das empresas, e para atuarem nos mais diversos campos profissionais onde os conhecimentos contábeis se façam necessários.

Possui uma estrutura laboratorial com sistemas contábeis de última geração e jogos de empresas da Bernards Sistemas – referência na metodologia de simuladores voltados à capacitação e ao aprendizado administrativo-gerencial. Com corpo docente composto por mais de 50% de mestres totalmente preparados para proporcionar ao acadêmico um conhecimento mais amplo aliando a teoria à prática, como por exemplo, a consultoria aplicada e o Desafio do Contador, atividade extracurricular, interdisciplinar e multicurricular.

A profissão contábil tem próximo de 30 especializações, abrindo um leque de escolha conforme a aptidão de cada um: além de contador, pode ser auditor interno, perito, consultor, controller, planejador tributário, auditor independente, analista financeiro, contador de custo, contador gerencial, empresário contábil, investigador de fraudes, professor, pesquisador, parecerista, conferencista, contador público, agente fiscal de renda, oficial contador, arbitragem, contador internacional, entre outros.

Não existe preconceito de idade, as empresas sempre se interessam por profissionais com boa experiência, principalmente na área fiscal, custos e auditoria. Você encontra profissionais contábeis com 80 anos que prestam serviços de boa qualidade e são requisitados por empresas.

O coordenador do curso, professor Luciano Bendlin, mestre em gestão moderna e doutorando em administração estratégica, coloca para a assessoria da Universidade que o mercado de trabalho na área contábil está cada vez mais favorável, Bendlin reforça sua afirmação com base em dados em entrevista realizada pelo Jornal da Globo, no mês de fevereiro do corrente ano, que mostra as profissões na área de exatas entre as mais requisitadas no Brasil e entre as 10 profissões com maior aumento salarial no ano de 2010. E finaliza expondo que segundo estatísticas, as disciplinas que mais reprovam em concursos públicos são língua portuguesa e contabilidade.

Alcides Nieckarz, egresso do curso no ano de 2002, contador e vereador pelo segundo mandato no município de Itaiópolis, conta que escolheu o curso já trabalhando na área como técnico em contabilidade, e que a graduação foi um norte para sua vida profissional, “o curso me auxiliou a definir e confirmar o que estava querendo como profissão, veio ao encontro de tudo que eu imaginava, trouxe mais base para o meu dia-a-dia”. E finaliza acrescentando que o curso de ciências contábeis prepara o acadêmico para a vida em todos os âmbitos.

Please follow and like us: