Cineclube 13 de junho exibirá o filme brasileiro no dia 18 e logo em seguida fará debate sobre drogas e a realidade manicomial no Brasil
Na sexta-feira, dia 18 de março, o Cineclube 13 de junho da Lapa fará exibição do filme brasileiro Bicho de Sete Cabeças (2001), um drama dirigido por Lais Bodanszky e com roteiro de Luiz Bolognesi baseado no livro auto-biográfico Cantos dos Malditos, de Austragésilo Carrano Bueno, escritor curitibano, integrante do Movimento da Luta Antimanicomial.
O filme traz no elenco principal Rodrigo Santoro, como Neto, Othon Bastos, como seu pai e Cassia Kiss como sua mãe. “Aproveitaremos para discutir as questões da reforma psiquiátrica no Brasil, a luta antimanicomial e seus reflexos no cotidiano dos portadores de distúrbios de ordem mental, suas famílias e a sociedade em geral”, explica Kallil Assad, presidente do Cineclube.
Mas, esta sessão do Cineclube terá um diferencial: antes da exibição, haverá uma performance teatral do grupo História Viva, que virá especialmente de São Mateus do Sul para o evento. A temática abordada ao vivo pelos artistas tratará das questões da drogadição, já que no filme o que leva o protagonista (Neto) à internação psiquiátrica é seu envolvimento com as drogas.
Participarão do debate diversas entidades de ensino locais e de outros municípios da região e profissionais da área de saúde, inclusive do estado vizinho Santa Catarina.
Todos que tiverem interesse no tema podem participar da sessão, que será na sexta-feira, dia 18 de março, no Cine Teatro Imperial, com início às 19h. Entrada franca.
Mais informações: (41) 3622.4203 – (41) 9986.1011.