Hospital Regional São Sebastião lança Semana Mundial de Combate a Tuberculose

Objetivo é diminuir casos de mortalidade e promover tratamento supervisionado aos pacientes.

Na última quarta-feira dia 23 de março, foi realizado o lançamento da Semana Mundial de Combate a Tuberculose. Estiveram reunidos no auditório da Secretaria de Educação o Dr. José Gaspar Bornancin, Diretor Geral Hospital Regional São Sebastião, profissionais da área de saúde, autoridades e comunidade em geral.

O evento, de iniciativa do Hospital Regional São Sebastião, contou com apoio da Prefeitura Municipal da Lapa, através das Secretarias de Educação, Saúde e Comunicação Social e Eventos. Durante o encontro Dr. José Gaspar Bornancin apresentou dados a respeito dos casos de Tuberculose citando que no Brasil temos em torno de 9.2 milhões de infectados deixando claro a necessidade de atenção e prontidão no combate através do repasse de informações, “hoje a nossa maior arma contra a tuberculose é a informação”, Dr. Gaspar foi enfático com relação de que haja um engajamento por parte dos provedores de saúde a fim de somar esforços para diminuir os casos da moléstia em nossa região.

Destacou ainda a importância de mobilizar a população para que busque diagnóstico aos primeiros sintomas, para que seja realizado um tratamento adequado. O objetivo desta ação é reduzir a mortalidade e prover tratamento supervisionado para 100% dos pacientes.

O Hospital Regional São Sebastião desde 1927 é pioneiro no tratamento de Tuberculose e ainda é a única unidade de “referencia” no Paraná , atualmente desenvolve projetos para diagnosticar de maneira mais ágil e precisa a doença. Para Dr. Gaspar o objetivo do Hospital vai além de curar, segundo ele é preciso reinserir os pacientes como indivíduos na sociedade. Por último foi destacado a importância da parceria e do engajamento do Hospital Regional São Sebastião com a Prefeitura Municipal da Lapa, principalmente com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, para que assim seja possível promover informação e um melhor atendimento à população.

Please follow and like us: