A Tribuna está fazendo uma pesquisa para levantar se os valores pedidos pelos imóveis no município estão dentro do padrão de mercado. A pesquisa envolve a nova tabela do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Intervivos), avaliação imobiliária feita pela Caixa Econômica Federal, Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná) e também consulta a corretores de imóveis da Lapa e região.
De acordo com a cartilha de avaliação de imóveis, disponível no site dos corretores (www.sitedoscorretores.com.br), para se avaliar uma casa é necessário, antes, fazer uma pesquisa sobre o valor do terreno sem edificações. Se não for possível ter uma avaliação de um terreno do mesmo tamanho, obtenha o valor do metro quadrado e multiplique pelo tamanho do terreno do seu imóvel. É preciso também avaliar a localização, a posição ou declive do terreno, fazer uma relação entre estes fatores, para obter o valor estimado.
Pode-se, também, tentar ter uma referência de preço observando o valor do bem no IPTU. Em alguns casos podem-se ver as diferenças de valores de IPTU entre os lotes mais valorizados e menos valorizados, mas é preciso tomar cuidado, pois na maioria dos casos o IPTU não ilustra o valor real do bem.
Após avaliar o terreno é hora de avaliar a edificação, procure saber qual o tempo de construção da casa, quanto mais antiga menor a avaliação. Depois, faça uma avaliação do nível do acabamento e dos materiais empregados na construção, leve também em consideração a arquitetura, quanto mais refinado o acabamento e a arquitetura mais cara será a avaliação.
Outros aspectos também devem ser levados em conta, como nível de ruído, posição do sol, infra-estrutura, vizinhança (se há bares, hospitais, ou é eminentemente comercial).
Estas são algumas dicas para se ter idéia do valor de um imóvel. Com base nisso e em outros dados coletados, a Tribuna trará matéria a respeito do mercado imobiliário na Lapa na próxima edição.
Mas, o semanário também quer saber a sua opinião. Você, como avalia os preços pedidos pelos imóveis na região?
Acesse o site da Tribuna (www.tribunaregionaldalapa.com.br) e responda a enquete! Ou, se preferir, envie seu comentário a respeito para o e-mail do jornal: tribunalapa@gmail.com.