Esclarecendo as obras na Rua da Fonte

As obras para a construção da Praça no antigo Beco do Quebra-Pote estão sendo realizadas desde o mês de março. O trabalho executado pela EMPO – Empresa Curitibana de Saneamento e Construção Civil – conta com o Programa de Monitoramento Arqueológico que tem como objetivo acompanhar o empreendimento e resgatar os objetos de cultura material arqueológica remanescentes dos séculos XIX e XX.

Para o engenheiro civil Alberto Guedes, a construção da praça é um importante passo para a melhoria da qualidade de vida dos lapeanos, além de resgatar a memória local. A parceira da empresa com a Metamorphose História e Arqueologia tem gerado ótimos resultados: durante o resgate do material arqueológico foram encontrados fragmentos de cerâmicas, louças em porcelana e faiança fina, além de vidros e ferro. Segundo a arqueóloga Cláudia Bibas, a análise prévia do material mostra que a área, além de ser utilizada para o abastecimento de água da cidade nos Oitocentos, também foi usada como local de descarte de lixo doméstico proveniente das residências mais abastadas. A presença de louças holandesas, inglesas e chinesas, juntamente com produtos nacionais, pode indicar como era o modo de vida da população lapeana, fornecendo novos olhares para a história da Lapa.

Esses objetos, após receberem tratamento em laboratório, serão analisados e colocados em exposição no Museu Histórico da Lapa que já possui sua Reserva Técnica de Arqueologia, aumentando dessa forma, seu potencial turístico.

Please follow and like us: