Uma das piores descobertas, relacionadas à saúde, foi a de que rende-se mais, no trabalho e demais atividades, quando o indivíduo é submetido a um razoável estresse, mas que, a produtividade máxima é atingida quando, sem perceber, passa-se do limite, podendo adoecer.
E por que isso acontece? Podemos dizer, conforme alguns estudos, que o estresse é dividido em quatro fases:
– alerta: provoca reações normais e até mesmo defensivas no indivíduo, preparando-se para a reação de luta ou fuga;
– resistência: quando o agente estressor se mantém, os sintomas da fase anterior dão lugar a uma sensação de desgaste e cansaço;
– quase-exaustão: esta fase se caracteriza quando o indivíduo não consegue mais resistir ou se adaptar ao agente estressor e as doenças começam a surgir;
– exaustão: o agente estressor é tão constante que o indivíduo pára de funcionar e não consegue mais trabalhar ou se concentrar.
O agente estressor pode ser qualquer situação que exija grande esforço emocional para ser superado pelo indivíduo. Entre os fatores internos estão o grau de exigência pessoal, perfeccionismo e centralização de tarefas, quanto aos fatores externos está a insatisfação com o trabalho, relacionamento difícil com chefia ou colegas e dificuldade de adaptação a uma nova atividade.
O estresse pode manifestar sintomas tanto em aspectos emocionais, quanto fisiológicos. No âmbito emocional, o estresse pode produzir desde apatia, depressão, desânimo, raiva, ira, irritabilidade, ansiedade, além de ter o potencial de desencadear surtos psicóticos e crises neuróticas em pessoas predispostas.
No aspecto fisiológico, os principais sintomas são aumento da pressão arterial, úlcera, psoríase, dor de cabeça constante, dor nas articulações e até mesmo enfarte. Geralmente o estresse se manifesta no órgão de fragilidade de cada indivíduo.
É importante ficar atento aos sinais que seu corpo manifesta… Em breve vamos saber como prevenir o estresse!
Ana Paula Antunes, Psicóloga, pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho
anapaulaantunes@yahoo.com.br – Fone: 41-9844-4404