1ª Companhia de Polícia Militar tem novo comandante

No dia 8 de abril aconteceu a assunção de Comando da 1ª CIPM, pelo Major Valdir de Carvalho de Souza, no Theatro São João, na cidade da Lapa. A solenidade foi bastante prestigiada por autoridades policiais militares e autoridades civis. O ato oficial da assunção de comando foi presidido pelo Ten.-Cel Marcos Aurélio Czerwonka, Comandante Interino do 4º Comando Regional de Polícia Militar.

O Cel. Carlos Alexandre Scheremeta, Diretor de Pessoa da PMPR e respondendo pela Chefia do Estado Maior da Corporação, representou o Comandante Geral da PMPR e fez uso da palavra para enaltecer o novo comandante e deixar a Polícia Militar do Paraná à disposição de toda sociedade em que a 1ª CIPM tem jurisdição.

O Cel Anselmo José de Oliveira, Comandante da PMPR no período de abril de 2008 a outubro de 2009, solicitou o uso da palavra para falar da competência e comprometimento com a Polícia Militar por parte do Major Carvalho.

E, por último, o Prefeito Municipal da cidade da Lapa, Paulo Furiati, deu as boas vindas ao novo comandante deixando a prefeitura à disposição para o que for necessário, propondo ainda ao novo Comandante uma parceria no combate à criminalidade e, principalmente, ao tráfico de drogas.

EXPERIÊNCIA

Em 25 anos de corporação, Major Carvalho possui um vasto currículo. Recentemente foi subcomandante da Operação Verão; de 2008 a 2010 foi comandante da 1° Companhia de Policia Rodoviária Estadual; passou por várias instituições da Polícia como Batalhão da Polícia de Choque e Regimento de Polícia Montada; também foi Coordenador do Projeto Povo; foi um dos idealizadores do Projeto Patrulha Escolar; é Comandante da Escola de Formação de Oficiais na Academia do Guatupê, além de lecionar em duas Universidades para área de Educação Física; e é formado também em medicina do esporte. Dentre essas experiências, participou ainda de estudos a respeito de criminalidade, como por exemplo a arquitetura do crime, em que se fez um levantamento dos tipos de residências e comércios que são mais visados pelos delinqüentes, explicando o que faz com que eles escolham o local.

PATRULHA ESCOLAR

Segundo Major Carvalho, hoje a patrulha escolar atende a Lapa com dois policiais. “Foi criado o Batalhão de Patrulha Escolar no Estado, vamos seguir a doutrina do batalhão e propor uma orientação aos professores, para que eles façam um chamamento necessário da polícia para orientar casos que acontecem no ambiente escolar”, afirma o Major.

ROUBOS E ASSALTOS NA REGIÃO

Segundo Major Carvalho, sua atuação envolve a chamada inteligência, que visa levantar dados para depois agir com mais precisão. Ele conta que, a partir da próxima semana, o contingente da ROTAM irá aumentar na Lapa, haverá também o retorno da Patrulha Rural no município. “Peço auxilio aos comerciantes, se tiverem a condição de adquirir aparelhos que ajudem na segurança dos estabelecimentos, isso ajuda a intimidar os assaltantes. A população precisa fazer a sua parte, cuidados sempre devem ser tomados”, diz ele.

O comandante também se propôs a realizar palestras para a Associação Comercial e demais interessados, passando orientações de segurança à população. Segundo ele, as portas do quartel da polícia estão abertas à população, que deve se engajar e colaborar com a PM, fazendo denúncias e colaborando sabendo as formas corretas de se proteger e se ajudar.

RESULTADOS

Questionado a respeito de resultados de sua atuação, Major Carvalho afirmou que pretende atuar juntamente com a comunidade e demais órgãos como Prefeitura e Poder Judiciário, para que as ações tenham mais eficácia. “Temos um cuidado especial com o tráfico de drogas, já conseguimos tirar de circulação traficantes na cidade, o policiamento já está sendo feito de maneira diferenciada. Temos alguns pontos estratégicos que vão ser mais cuidados.

O policiamento a cavalo vai ter maior ênfase, vai acontecer em toda a área da Companhia. Além disso, operações no trânsito vão ter bastante destaque. Nesses pontos serei extremamente rígido”, completa ele.

DENÚNCIAS

Questionado sobre de que maneira a população pode ajudar. Major Carvalho citou os canais de contato por meio telefônico, que dão a opção do anonimato também. O 190 pode ser usado. Mas há o 181, que é o narcodenúncia, que pode ser usado para fazer denúncias anônimas. “Pedimos à população que faça denúncias, pois assim torna-se uma peça fundamental para a polícia”, diz o Major.

O 197 da Policia Civil também pode ser usado. Lembrando que as denúncias podem ser todas feitas de maneira anônima. “Peço auxilio a população. Faça a denúncia.

Só assim podemos ter um plano estratégico para combater a criminalidade”, finaliza o Comandante.

Please follow and like us: