Oficina cultural leva arte a escola de Mariental

Alunos da Lapa mergulharam na literatura brasileira por meio do projeto Cara do Brasil na terça-feira, dia 19 de abril

O projeto cultural Cara do Brasil está visitando as escolas da Região Metropolitana de Curitiba com o objetivo de aproximar as crianças do teatro, da cultura popular e da literatura brasileira. Na terça-feira, dia 19 de abril, a oficina aconteceu no C. E. Antonio Lacerda Braga, em Mariental, na Lapa. Nos próximos dois meses, o projeto passará por outras nove cidades.

Com orientação de arte-educadores, as crianças foram recebidas com uma agenda diferente da sala aula, vivenciando as manifestações populares brasileiras por meio da literatura, dança, música e teatro. O resgate da essência da arte popular se transformou em brincadeira, enquanto as crianças apreciaram de forma divertida e espontânea a obra de grandes autores da literatura brasileira.

Nesta fase do projeto, as crianças assistiram a peça teatral Pirão de Letras, que une obras de Monteiro Lobato, Jorge Amado, Clarisse Lispector, Helena Kolody, Mario Quintana, Guimarães Rosa e do curitibano de nascença Paulo Leminski e do “agregado” Cristóvão Tezza. “São contos, fábulas, romances e poemas unidos em uma panela que mistura esse alimento da alma. Depois de assistir a peça, os alunos foram convidados a fazer a peça deles, trabalhando em grupo e desenvolvendo habilidades que nem conheciam”, diz Rafael Camargo, coordenador da oficina.

Com uma agenda diferente, os alunos tiveram oportunidade de agregar conhecimento desenvolvendo a imaginação. “As escolas são responsáveis pela formação das crianças, o que torna fundamental que esse ambiente ensine o prazer da leitura. Com essa oficina queremos despertar esse interesse nas crianças, para que elas possam trazer para a vida delas um olhar diferente sobre a cultura popular, o teatro, a música e o mundo dos livros”, conclui Camargo.

PROJETO

O projeto cultural Cara do Brasil acontece desde 2009. Nestes dois anos , além das oficinas teatrais, contou com apresentações do ator, músico e apresentador Rolando Boldrin.

O espetáculo – definido como “teatro musicado” – apresentava causos, estórias e cantos, com o objetivo de resgatar manifestações culturais.

O projeto é patrocinado pela New Holland e apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Brasil. Depois de passar por Fazenda Rio Grande, o grupo segue para São José dos Pinhais, Lapa, Campo Largo, Mandirituba, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, Piraquara e Rio Branco do Sul.

A expectativa é de que mais de 500 crianças participem das oficinas.

Please follow and like us: