A conquista do caráter

Você sabe como se constrói uma vida?

Talvez você responda que é uma questão de reputação, dinheiro, muitos amigos. Mas, não. Para se construir uma vida, adequadamente, é preciso ter caráter.

Trata-se de conquistas lentas e graduais, envolvendo firmeza de propósitos, determinação, coragem e um esforço persistente.

E o conhecimento de nosso potencial e de nossas fraquezas contribui muito para esta edificação do caráter, que envolve sem dúvida a transformação dos pensamentos.

O indivíduo é uma construção de si mesmo, ele forja seu próprio eu, na intimidade dos seus pensamentos. Experiência, autoconhecimento, educação, formação familiar, são alguns dos instrumentos de que o homem se vale para modelar seu caráter. É algo como uma semeadura, que um dia redundará em uma colheita. E os frutos serão proporcionais às sementes cultivadas.

Infelizmente entre os homens há muitos que não têm caráter. Não souberam semear e não terão o que colher de bom. Eles forjam seu próprio eu, crendo ser melhores que os outros, mais merecedores que os demais. Nesta confusão de perspectiva, crêem que podem prejudicar os outros e que não receberão nada em troca.

O orgulho é tão grande que não aprendem com os erros e quedas do caminho, não lapidando o caráter.

Você sabe o que é o caráter? Não é a sua personalidade. Personalidade é a “máscara” que os outros vêem. Caráter é o que você realmente é.

O caráter é a capacidade da pessoa se olhar com honestidade e trocar atitudes, vencer seus defeitos e se fazer melhor ser humano.

Agora, você já imaginou um líder sem caráter? Sim, infelizmente temos muitos deles por aí.

E já parou para pensar no estrago que podem fazer na sociedade?

Muitas vezes tentar derrubar instituições sólidas, que construíram suas histórias de forma lenta, coerente, buscando contribuir com os demais.

Mas, felizmente, pode demorar um pouco, mas as pessoas acabam percebendo quem tem ou não caráter. Depois que percebem a falta dele, acabam descartando este líder, ou pseudo-líder, deixando-o à margem.

Uma pessoa sem caráter não pode ir muito longe. Não conquista amigos verdadeiros, não tem formação sólida, não conhece a si mesmo – e por isso mesmo pode se ver preso a problemas psicológicos, como manias de perseguição -, enfim, não consegue crescer, amadurecer.

Nos últimos dias acompanhamos a queda, de certa forma, de pessoas sem caráter. A conquista lenta, em 35 anos de história da Tribuna, envolvendo firmeza de propósitos, determinação, coragem e um esforço persistente do fundador deste semanário, Aramis Gorniski, mostra muitas vezes que não são líderes sem caráter que conseguirão derrubar instituições.

Quando se quer levar vantagem e construir sua história em cima do esforço alheio, com certeza, as conquistas não vão longe.

Quem tem caráter, tem amigos, tem apoio, tem firmeza no que afirma.

Quem tem caráter não precisa se preocupar com perseguição. Esses problemas psicológicos não o atingem.

-o-o-

“Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” (Eclesiastes 12, 14)

Please follow and like us: