Plano Nacional de Educação é debatido na FAEL

O debate abordou temas como a educação especial, preconceito dentro das escolas e faculdades e outras dificuldades no ensino público no país

No dia 4 de maio aconteceu na Faculdade Educacional da Lapa, a FAEL, um debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).

O debate contou com a participação de Osiris Bastos, Diretor Acadêmico, e professores da FAEL, alunos do curso de Pedagogia, além de Janeslei Albuquerque, Secretária Educacional da APP (Sindicato dos trabalhadores em Educação Pública no Paraná) e Camilo Vani, representante da União Nacional dos Estudantes (UNE). O debate tinha como objetivo ouvir pessoas ligadas à educação para melhor elaboração do PNE. Desde sua divulgação, em dezembro de 2010, o PNE tem levantado discussões em torno do tema, como qual a participação que a sociedade deve ter na educação. O antigo PNE tinha 295 metas, o atual que está em debate tem 20, entre elas a alfabetização de todas as crianças até no máximo os oito anos de idade e o aumento para 7% do Produto interno Bruto (PIB) investido em educação pública – hoje é investido cerca de 4% do PIB nessa área.

Estima-se que atualmente cerca de 680 mil crianças em idade escolar não freqüentam as escolas no país, a grande maioria está em regiões como o nordeste.

O debate abordou todos esses temas e foi um grande sucesso.

Segundo Osiris Bastos, diretor acadêmico da FAEL, um Plano Nacional de Educação não pode ser feito dentro de um gabinete sem a participação das faculdades e instituições de ensino.

Please follow and like us: