Como está a biblioteca lapeana?

A Lapa foi eleita a Capital da Cultura no ano de 2011. Muitas idéias surgem e serão implementadas para aproveitar a visibilidade que o município terá durante este período.

Mas, se faz necessário olhar para dentro do município e observar como está sendo tratada a cultura pelos cidadãos e representantes municipais.

A biblioteca ainda é, mesmo com o advento da internet, um local onde se busca o conhecimento. É neste local que deve ser levada a sério a percepção de que educação é para todos.

No entanto, a biblioteca municipal da Lapa há cerca de oito anos não recebe acervo novo, com novas aquisições. Os livros que surgiram são frutos de doação, inclusive após matéria sobre doação de livros, publicada na Tribuna.

O problema, como se vê, não é da gestão atual. Hoje o acervo é de 15.154 livros, com apenas um computador e sem acesso à internet. O local chegou a possuir uma sala com computadores e internet. Porém, em 2008 os equipamentos tiveram que ser devolvidos à Prefeitura Municipal.

A biblioteca está instalada no prédio atual, na Rua XV de Novembro, desde 9 de fevereiro de 2000. Segundo as funcionárias ainda é grande o número de pessoas que freqüenta a biblioteca pública.

Outro problema percebido é a falta de estrutura do local para cadastro de usuários, controle de empréstimos e cobrança das devoluções ou perdas do acervo emprestado. Está mais do que na hora de o município investir em cultura, focando principalmente em um local de grande importância como a biblioteca municipal.

Please follow and like us: