Melhorias vindas do Programa Municipal de Hortas Comunitárias

Implantado a mais de um ano, o programa busca promover a melhoria na alimentação das pessoas das comunidades rurais do município

Desenvolvido pelo Departamento de Abastecimento e Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, o programa tem o objetivo de promover ações concretas, que orientam sobre a necessidade de uma alimentação balanceada e saudável para as pessoas, principalmente das crianças.

As hortas comunitárias estão instaladas nas Comunidades do Feixo, Mariental, Mato Preto e Carqueja, onde dezenas de pessoas recebem orientações e materiais necessários para que possam produzir os alimentos que vão compor a alimentação diária de cada família. Nas hortas são produzidos legumes como cenoura, pepino, berinjela, beterraba, tomate e verduras como alface, repolho, couve flor, brócolis, couve americana, acelga, entre outras. Todas essas variedades garantem uma alimentação saudável, pois são produzidas sem o uso de agrotóxicos.

Uma das parcerias mais importantes nesse projeto é a que o Poder Público Municipal tem com as agentes da Pastoral da Criança, que participam ativamente do programa, cedendo mão-de-obra necessária para os cuidados periódicos das hortaliças, que primariamente são destinadas à alimentação própria das pessoas envolvidas no programa e posteriormente podem ainda incrementar a renda familiar, vendendo o excedente da produção.

“Somos um grupo de oito mulheres e estamos dispostas a melhorar a alimentação de nossas famílias. Estamos felizes com a boa produção de nossa horta e pretendemos comercializar o excedente de nossos produtos. Em nossa comunidade são mais de cinquenta pessoas beneficiadas pelo programa. Sabemos que é muito importante uma alimentação saudável, à base de verduras e legumes produzidos sem o uso de agrotóxicos”, relata Maria da Luz Santos de Paula, líder do grupo de mulheres da Comunidade de Mato Preto Santa Regina, beneficiados pelo programa de hortas comunitárias.

O Departamento de Abastecimento e Segurança Alimentar planeja implantar novas hortas no interior do município, visando incentivar a produção local de alimentos saudáveis, procurando melhorar e resgatar o consumo de produtos naturais que infelizmente está sendo esquecido pela grande maioria da população, que busca a praticidade e rapidez que os produtos industrializados oferecem, sem se preocupar com os cuidados que se deve ter com a saúde das pessoas.

Esse é um programa simples, que não requer grandes investimentos e que pode mudar o conceito que temos sobre alimentação segura e saudável.

Claudinei Lauro Stanislowski é Assessor da Secretaria Municipal de Agricultura

Please follow and like us: