Sabe-se que o estilo de vida das pessoas é determinante para que se tenha um futuro de qualidade. O envelhecimento é um fenômeno fisiológico natural, progressivo e inevitável, não patológico, que ocorre no ser humano, desde o seu nascimento.
À medida que envelhecemos, tanto performance aeróbica como força diminuem, aproximadamente de 1% a 2% ao ano, processo esse que se inicia entre os 20 e 35 anos de idade (Wilmore e Costill, 2001). O sistema neuromuscular sofre com o envelhecimento, pois existe uma perda de neurônios e outras substâncias do sistema nervoso central, comumente observada em idosos. O pulmão vai perdendo a resistência, a massa óssea diminui, assim como o equilíbrio e a mobilidade funcional, ficando o indivíduo mais propenso a quedas e exposto a fraturas.
Em contrapartida, pessoas na faixa dos 50, 60 ou 70 anos, demonstram ter uma saúde invejável, um ótimo vigor físico e uma postura sábia diante dos desafios da vida. Aproveitar essa fase deve ser prioridade, esse momento é especial. Você tem chance de viver muito mais do que imagina, para tanto, precisa começar a se cuidar, por meio da realização de exercícios físicos.
O exercício físico irá minimizar processos de envelhecimento, além de proporcionar a melhora na qualidade de vida, com o aumento da capacidade aeróbica, da flexibilidade, resistência vascular, tolerância à glicose, aumento da vitalidade, redução de triglicerídeos, etc.
Atividades com envolvimento de pessoas, recreação, dança, viagens, esportes, são excelentes para que o indivíduo tenha uma vida ativa. Preguiça pode ser doença, pois esta leva as pessoas ao sedentarismo e à obesidade, consequentemente à hipertensão e diabetes.
Viva uma vida de plena felicidade, alegria, amor, entusiasmo, agradecimento e muita fé. Exercite-se, mexa-se, aproveite, a hora é agora!
Que tal começar uma nova fase?
Curiosidade
A comunidade adventista de Loma Linda tem a “maior expectativa de vida dos EUA”, onde seus habitantes “não fumam e nem bebem”. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o hábito desses adventistas de consumir feijão, leite de soja, verduras e frutas reduz o risco de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres. Estudos realizados Indicaram que não comer carne vermelha auxilia na prevenção de doenças cardíacas e câncer. Os pesquisadores levantaram, ainda, a hipótese de que o “fervor religioso ajuda a população a reduzir o seu nível de estresse. (National Geographic Magazine)
Depoimento de Iêda Maria Janz Woitowicz – Professora: “Mesmo passando dos 50 e com uma vida sedentária, iniciei há um mês um programa de atividades físicas e posso afirmar que algumas mudanças corporais e comportamentais mais saudáveis já se tornaram evidentes. Quero envelhecer com dignidade e qualidade de vida. Para tanto, tenho a consciência de que a prática de exercícios físicos são fundamentais”.